top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

  • Foto do escritorRedação neonews

Tendências de carreira: O que está mudando atualmente no mundo do trabalho?

Recrutadores buscam por profissionais que possam ser plurais e que tenham propósito, e não só aqueles com currículo cheio



(Unsplash)



O universo profissional, em diferentes períodos e por fatores diversos, está em constante mudança. Com a determinação da pandemia nos últimos dois anos, por exemplo, as percepções sobre como e de que maneira trabalhar foram alteradas: o home office tornou-se presente. Mas no que diz respeito às tendências de carreira, o que as empresas estão buscando em seus profissionais agora?



Para além de um currículo cheio e segmentado, com várias especializações e cursos profissionalizantes, os recrutadores também estão procurando por outros "bônus" entre as qualificações de alguém. E tais qualificações estão ligadas à relação do funcionário com o ambiente de trabalho, como tal colaborador enxerga seu propósito na empresa, e como ele pode ser capaz de fazer várias tarefas.



Continue lendo o post para saber mais detalhes sobre tendências de carreira que estão cada vez mais presentes. Como nós podemos nos adaptar e crescer no meio de tantas mudanças, que podem nos "engolir" se não estivermos preparados no mercado de trabalho?


Tendências de carreira que estão crescendo dentro do mundo do trabalho


1- Mais criatividade, e menos automatização


Algo que empresas têm buscado na hora de recrutar colaboradores é o fator da criatividade. Nesse sentido, as atividades que, antigamente, eram mais automáticas e repetitivas estão sendo repassadas para as máquinas (como os próprios computadores). Dessa maneira, as tarefas que demandam maior autonomia e interação entre equipes estão fortes; o que pode fazer com que muitos profissionais saiam de suas zonas de conforto.


A disciplina é importante, mas a interatividade do criador com seu próprio objeto de criação também o é. Ao invés de apenas fazer e enviar uma tarefa simplesmente, por que não fazê-la pensando mais naquilo que ela implica, e como você pode melhorá-la?



2- Carreira linear X Carreira multifuncional


Como as pessoas pensam em suas respectivas carreiras hoje em dia? Será que o objetivo de um determinado funcionário é permanecer numa empresa por anos, ou ele prefere passar por diversos cargos em companhias diferentes? Entre as tendências de carreira da atualidade, a trajetória profissional pode ser vista não apenas como uma linha única de atuação, mas como várias experiências que vão moldar a pessoa que tal profissional é.


Um mesmo posto de trabalho vai ser ocupado de formas diferentes, dependendo do que cada funcionário fez antes de estar ali. Cada experiência e cargo ocupado moldará a força de atuação de cada um; o que também abre espaço para o caso da pessoa multifuncional, que atuou em diferentes ofícios e/ou lugares previamente à ocupação atual.



3- Ter mais propósito, e menos o "apenas obedecer"


Algo que está sendo visto de forma positiva pelas empresas é a ideia de "ter um propósito" para ocupar um cargo. Por que tal funcionário está trabalhando em determinado posto? Para além da simples regra de obedecer os superiores de uma companhia, a atuação do profissional também é influenciada pelas motivações dele na hora de trabalhar. Entender a razão para realizar uma tarefa, e o que sua ocupação pode proporcionar para o restante da empresa, é importante para os recrutadores de hoje.



4- Fluidez no trabalho para este existir na rotina


A fluidez no exercício do trabalho no compartilhamento de projetos deve ficar no universo corporativo, e agora, as companhias tendem a priorizar a autonomia (já citada na lista), a responsabilidade e a contribuição de cada membro da equipe nas dinâmicas de trabalho. As relações totalmente verticalizadas dentro de um espaço de atuação, e as estruturas engessadas vão ficar no passado: agora, a flexibilidade de horários e a troca de ideias entre colaboradores, por exemplo, estarão cada vez mais presentes.



Fonte: Exame


 


Se você gosta do mundo dos negócios e procura dicas sobre o assunto, conheça a série de videocasts do neoTalk no canal oficial da neo no YouTube!




Leia também:






bottom of page