Nova tendência do futuro do trabalho está atrelada aos escritórios presenciais serem totalmente remotos
(Unsplash)
Você já ouviu falar no termo Anywhere office? Caso não conheça ainda, então é possível que saiba mais a respeito do home office: a modalidade de trabalhar em casa ou fora do ambiente organizacional, sem depender do espaço físico e presencial da empresa. Nisso, o anywhere office promete ir um pouco mais além no conceito de trabalhar "em casa"; e a tendência que surgiu nos últimos tempos promete crescer no mercado.
O anywhere office é nada mais, nada menos do que toda a equipe de um escritório não precisar mais dos ambientes presenciais da companhia. Nesse caso, a organização e seus funcionários funcionam em "escritórios" totalmente digitais, cada um em seu próprio espaço de trabalho, realizando as tarefas. Em tradução livre, o termo em inglês significa "escritório em qualquer lugar", e mostra que uma empresa pode funcionar sem ter o ambiente In loco a todo momento.
Como dito acima, o anywhere office é um avanço ainda maior no home office: ao invés de um funcionário trabalhar remotamente, toda uma equipe trabalha. Com o uso da internet e mecanismos para comunicação online, as atividades da empresa acontecem da maneira como se estivessem sendo realizadas no espaço presencial.
As flexibilizações de atuar com o anywhere office
Dependendo do tamanho de uma empresa, o anywhere office pode ajudar a flexibilizar diversos fatores na administração. Menores gastos com aluguéis, contas e infraestrutura de um escritório no geral; diminuição do estresse e tempo gasto por um colaborador para se locomover até o trabalho, principalmente em relação a grandes distâncias; flexibilização da rotina e das tarefas diárias ao trabalhar em casa, e mais.
Apesar de tudo isso, a mudança para o anywhere office deve ser feita com os objetivos alinhados. Nesse sentido, caso a empresa já tenha a tradição e costume de trabalhar 100% presencial, ou só com alguns funcionários em home, a alteração para o 100% remoto deve ser pensada de maneira gradativa, a longo prazo e levando em conta a adaptação de cada colaborador.
Questões tecnológicas de trabalho de cada funcionário, as expectativas e mudanças que o anywhere office trará, os softwares de atuação necessários para engajamento e interação das equipes — tudo conta. Uma alteração muito brusca pode prejudicar a empresa. Por isso, pense: por que vamos fazer a mudança? Quais obstáculos devemos vencer para que a mudança seja plena? Quem precisará de mais apoio fora do escritório, e como a empresa pode ajudar tal colaborador?
Os escritórios digitais, principalmente com a consolidação dos ambientes remotos das companhias, são uma realidade, a primeiro momento, permanente. Como sua empresa se adaptará a tudo isso?
Se você gosta do mundo dos negócios e procura dicas sobre o assunto, conheça a série de videocasts do neoTalk no canal oficial da neo no YouTube! Veja o episódio mais recente no player abaixo:
Σχόλια