top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

  • Foto do escritorRedação neonews

Como ter e promover mais saúde e bem-estar no mundo corporativo?

Em levantamento, índice positivo no ambiente de trabalho é alto, mas ainda não chegou ao ideal


(Unsplash/Reprodução)


Em um estudo feito pela plataforma de orientação online Zenklub, realizado durante o primeiro semestre de 2022, foi identificado um aumento no chamado índice de bem-estar corporativo. A marca alcançada no índice, que foi a de 61,7 pontos, esteve próxima da meta de 78 pontos da pesquisa. Este é um ótimo crescimento, mas ainda não foi o suficiente para atingir o objetivo principal.


A abordagem da saúde mental no trabalho é uma pauta de extrema importância, que apesar de ser um assunto mais falado na atualidade, ainda possui tabus no âmbito profissional. As pessoas passam grande parte de suas rotinas dentro de empresas ou locais de trabalho, e por isso é inevitável não ignorar que o que acontece nestes ambiente pode levar a pessoa a ter problemas psicológicos, como ansiedade e depressão, ou potencializar esses e outros transtornos.




Se sentir bem onde trabalha é essencial, e a empresa do colaborador é a grande responsável por isso. Por esse motivo, o Portal neonews trouxe a seguir alguns pontos que as companhias podem traçar para que tal espaço profissional e coletivo possa ser melhor:


  • O primeiro passo é disponibilizar convênios que cubram as consultas com psicólogos e psiquiatras aos funcionários. Assim, a pessoa poderá receber acompanhamento profissional quando necessário. Além do convenio, é importante disponibilizar planos que cubram atividades físicas para seu corpo de colaboradores, o que pode ajudar muito na mental também;


  • O segundo passo é ter uma boa comunicação com a equipe, e trazer um ambiente seguro para todos. É preciso estar aberto a receber feedbacks sobre as atividades que estão sendo exercidas, reconhecer os limites de cada funcionário e permitir que este fale sobre os medos e inseguranças no ofício, para que então haja motivação e empatia por parte de todo o grupo;



  • O terceiro passo é o incentivo aos funcionários. Incentivá-los a praticar exercícios, a consultar com médicos, a realizar atividades que possam trazer benefícios a estes além do trabalho etc. Ainda, realizar oficinas e/ou palestras sobre estes assuntos é uma medida interessante na hora de abordar tais temas numa companhia;


  • O quarto passo que todas empresas presenciais poderiam adquirir seria o de criar espaços de descanso, nos quais os funcionários possas tirar alguns minutos para descansar a mente. Ou então, inserir na programação um momento de exercícios e meditação para que haja maiores interações sociais, deixando um pouco de lado toda preocupação com o trabalho nessas horas.


Ter funcionários com a saúde mental boa significa ter uma empresa com ótimo rendimento, pois uma organização com funcionários desmotivados pode diminuir a produção; acarretando grandes problemas para a empresa, inclusive financeiro.



Confira estes artigos agora:



Se você gosta do mundo dos negócios e procura dicas sobre o assunto, conheça a série de videocasts do neoTalk no canal oficial da neo no YouTube! Lá, você pode conferir todos os episódios da produção na íntegra.







bottom of page