top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

  • Foto do escritorRedação neonews

Como falar sobre pontos fortes e fracos numa entrevista de emprego?

Quando recrutadores fazem essa pergunta clássica, entrevistados podem se sentir encurralados; veja dicas de como passar por isso


(Unsplash/Reprodução)


Quando somos chamados para uma entrevista de emprego, é muito comum sermos abordados com a seguinte pergunta: quais são os seus pontos fortes e fracos? Nessa hora, podemos nos sentir sem saída para o que responder, com medo dos pontos negativos soarem como traços nunca corrigíveis, que sobressaem em comparação aos positivos.


Contudo, uma entrevista para uma vaga funciona como uma negociação. É preciso apresentar suas qualidades e bons atributos aos recrutadores, que irão analisar se o seu perfil funciona dentro de determinado posto. Por isso, há algumas formas que podem ajudar na hora de falar sobre "pontos bons e ruins" em sua personalidade e trabalho.




Pontos positivos são contextuais, e pontos negativos podem ser mudados


É sempre importante mostrar ao recrutador que o seu lado positivo sempre estará na frente. Mesmo que a gente tenha que conviver com nossos "defeitos" (que, no fim das contas, fazem parte da personalidade), é bom ressaltar e contextualizar como você usa suas qualidades no trabalho e na rotina.


Assim, colocar os pontos fortes dentro de atividades profissionais, e dar exemplos de como você emprega os bons fatores, pode ajudar. Vivências são importantes, e os recrutadores podem gostar de como suas qualidades estão inseridas no ambiente de trabalho e usadas a seu favor.



Sobre os pontos fracos e/ou negativos, diga como eles poderiam ser melhorados. Identificá-los dentro de si já é o primeiro passo, mas como você os corrigiria para otimizar seu lado bom de trabalhar? Não há problema em assumir que certos pontos fracos existem, mas também deixe claro que você os reconhece e sabe como arrumá-los dentro de suas tarefas profissionais (ainda mais se são habilidades que podem ser aperfeiçoadas).



A pergunta é mais do que clássica em entrevista de emprego, e uma hora ou outra, nós iremos enfrentá-la na hora de concorrer a uma vaga. Com isso em mente, priorize destacar seus "pontos fortes", sabendo que as fraquezas também existem em cada um de nós, e que elas podem posteriormente se tornar aliadas no trabalho, caso corrigidas no ofício.



Confira estas notícias agora:



Quer ficar por dentro de várias notícias sobre a cultura pop, cinema, séries, um pouco de mistério e muito mais? Acesse o nosso Instagram para ficar por dentro do assunto!

bottom of page