• Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
 
Publicidade

Por que descansar é importante para a sua produtividade e desempenho?

Às vezes, o trabalho em excesso pode prejudicar a performance do funcionário na rotina, e desencadear outros problemas


(Unsplash/Reprodução)



Ás vezes, estamos com tantas atividades para fazer que parece que 24 horas não são o suficiente. Queremos aproveitar cada segundo para produzir mais; fazemos hora extra no trabalho; deixamos de almoçar para trabalhar ou estudar, e tantas outras situações.


Com a adaptação do home office, o horário de almoço virou o momento para fazer as atividades da casa, deixando para comer algo enquanto está na frente do computador ou quando sobrar espaço na agenda. Em época de provas, vestibulares ou concursos, também é comum a correria na qual a dedicação precisa ser totalmente nos estudos.


Você pode gostar de: É possível separar a vida pessoal da vida profissional? O que a série "Ruptura" nos ensina?


Mas qual é o resultado dessa correria? Pode ser depressão, ansiedade, tensões, nódulos no pescoço, insônia, dores de cabeça e nas costas; são muitos problemas que podemos ter para com nossa saúde física e mental. Além disso, acabamos produzindo pouco no fim das contas, afinal o cérebro não guarda as informações o bastante, e a criatividade parece não existir mais: tudo isso por conta do trabalho excessivo e a falta de descanso.

Então, como é possível produzir mais, ou uma quantidade contínua, sem ter tamanho esgotamento? A resposta é clara: descansando. Sim, o descanso é fundamental para que você consiga produzir mais. Isso pode parecer “louco” para algumas pessoas que são workaholics, mas uma mente descansada tem mais facilidade para manter o foco, assimilar informações, focalizar na memória e estimular a criatividade.



Curtiu o assunto? Confira também: Você sabe o que é um ambiente "instagramável"? Conheça o significado do termo

Veja algumas dicas de descanso que podem ser usadas tanto para o trabalho quanto para os estudos:


  • Fazer pausas durante o horário de estudo/trabalho ajuda a sua mente a retomar o foco. O ideal seria uma pausa de 5 a 10 minutos, a cada um hora de produtividade.


  • Durante as pausas você pode se alongar e respirar, conversar com alguém que esteja junto com você sobre assuntos que não tenham relação ao que está fazendo, comer alguma fruta para repor as energias gastas, tomar água, ir para um lugar aberto e “tomar um vento” etc. Não se deve usar essas pausas para executar outras atividades "de trabalho" ou que exijam demais, como cuidar da casa.


  • Fora as pausas, é essencial que a pessoa tenha uma boa noite de sono. Se não dormimos direito, o cérebro exige mais energia para se manter desperto, e são outros órgãos que acabam cedendo este "combustível" para ele; e por isso sentimos o reflexo em todo o corpo depois de uma noite mal dormida.


  • É importante tirar momentos para uma meditação, praticar algum esporte, estar com quem gosta, ler algum livro e fazer alguns hobbies.



Além disso, algo necessário de entender é que é preciso aprender a dizer “não”. Em alguns momentos de estresse ou de grandes demandas, estamos com muitos trabalhos para fazer, e quando alguém nos dá uma nova tarefa não sabemos recusá-la; o que gera a acumulação.


É essencial cuidarmos das áreas da vida que lidam com a mente, o bem-estar e o intelecto. A partir do momento que estamos descansados, teremos mais ideias, produtividade e criatividade, e nosso trabalho/estudo fluíra melhor.



Se você gosta do mundo dos negócios e procura dicas sobre o assunto, conheça a série de videocasts do neoTalk no canal oficial da neo no YouTube! Lá, você pode conferir todos os episódios da produção na íntegra.



*Conteúdo patrocinado pela neoCompany