top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

  • Foto do escritorRedação neonews

O filme "Nada de Novo no Front" é baseado em fatos reais? Saiba mais da história

Produção da Netflix é inspirada no livro de mesmo nome, escrito por Erich Maria Remarque; conheça mais sobre


(Netflix/Reprodução)


Filme com enredos de guerra podem ser mais do que emocionantes, e a Netflix divulga nesta sexta-feira (28) uma nova produção com o tema. Trata-se do filme Nada de Novo no Front, que é baseado no romance escrito pelo autor alemão Erich Maria Remarque. Pelo trailer, é possível notar que o longa abordará as consequências da guerra de forma explícita e impressionante.


E você sabia que Nada de Novo no Front é baseado em fatos reais? Erich Maria Remarque foi veterano na Primeira Guerra Mundial, e transportou para o livro diversas de suas experiências. Por isso, a história protagonizada pelo personagem Paul (Felix Kammerer) possui detalhes mais do que reais.





Em Nada de Novo no Front, jovens soldados são expostos aos horrores dos combates das guerras mundiais


No filme e no romance de Remarque, o público acompanha a história de Paul Bäumer (Kammerer), um jovem alemão que se alista nas Forças Armadas para lutar na Primeira Guerra Mundial. Com soldados inicialmente deslumbrados com o que o exército germânico poderia representar, comprovou-se historicamente que a Alemanha acabaria enfraquecida após a "fase de trincheiras", e foi uma das nações derrotadas pela Tríplice Entente (Inglaterra, França e Rússia).


Neste cenário, Paul aparece como um dos soldados que sofreu em meio às batalhas da guerra. O longa Nada de Novo no Front apresenta como a Alemanha reagiu aos acontecimentos e movimentos de seus aliados (a Tríplice Aliança) no combate, e como o exército foi diretamente atingido pelas decisões militares.





E soldados como Paul Bäumer tentam, acima de tudo, sobreviver ao longo da trama de Nada de Novo no Front. Além dos combates da Primeira Guerra, os personagens (e como ocorreu na vida real) lidam com problemas de higiene, doenças, falta de comida e mais. Erich Maria Remarque colocou sua vivência no romance, que no ano de lançamento (1929) chegou a vender cerca de um milhão de cópias só na Alemanha. Dessa forma, a obra foi considerada como referência na literatura antibelicista.


Vale mencionar que a história de Remarque ganhou uma adaptação para o cinema na década de 30, com o título de All Quiet on the Western Front. Na época, o longa do cineasta Lewis Milestone venceu as estatuetas de Melhor Filme, Diretor, Fotografia e Roteiro no Oscar.



A Netflix pode vir a se destacar entre os lançamentos deste ano, ao que Nada de Novo no Front aborda as narrativas (e os horrores) da Primeira Guerra Mundial, em meio a uma gama maior de longas que falam a respeito da Segunda Guerra.


E no próprio catálogo do streaming, há outras produções que apresentam ambos os temas. Na Netflix, títulos como A Batalha Esquecida, Dunkirk e Corações de Ferro falam a respeito da Segunda Guerra Mundial, e o premiado longa 1917 aborda a Primeira.



Você pode gostar de saber:

Comments


bottom of page