Ideia surgiu no começo dos anos 2000, e está ligada à rapidez na entrega de projetos para clientes
(Unsplash/Reprodução)
Você sabe o que é a chamada "metodologia ágil"? O movimento ágil surgiu no ano de 2001, e a sua criação, a princípio, era voltado para a área de T.I; mais especificamente na projeção de softwares. Contudo, a ideia é usada hoje por todos o setores de uma mesma empresa, e a tal metodologia se desenvolveu para outras áreas.
A metodologia ágil tem como objetivo a rapidez no processo que acelere a entrega dos projetos de clientes. Além disso, um fluxo de trabalho mais ágil, flexível, e que diminua os obstáculos traz maior fluidez e interatividade de uma empresa com os contratantes. Inclusive, colabora para a imagem de uma companhia que tem determinação e agilidade para enviar projetos concluídos.
Entre os seus benefícios, o movimento ágil para as empresas acarreta a satisfação dos clientes, uma melhoria na produtividade, maiores retornos nos investimentos feitos e a redução de custos da companhia. Pelo fato dos processos serem facilmente mudados, isso resulta em um produto final mais assertivo.
Veja as principais metodologias do movimento ágil, que são 7:
Scrum: É um dos métodos mais ágeis para o planejamento de projetos complexos, usado geralmente por desenvolvedores de softwares e sistemas.
Kanban: Método mais visual, que utiliza caixas, cartões, post-its e mais; e atualmente o organizador online chamado Trello usa de tal metodologia para que as equipes acompanhem as tarefas no site.
Lean: É um método mais enxuto, e seu objetivo é o de diminuir gastos e proporcionar um processo melhor somente com os recursos necessários.
Esse post pode ser interessante: Como falar sobre pontos fortes e fracos numa entrevista de emprego?
DSDM (Dynamic Systems Development Method / Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas Dinâmicos): Metodologia de desenvolvimento iterativo e incremental, que passa pelas etapas de planejamento, gerenciamento, execução e dimensionamento.
FDD (Feature Driven Deveopment / Desenvolvimento Dirigido por Funcionalidades): Método que deixa os processos mais curtos e interativos.
ASD (Adaptive Software Development / Desenvolvimento Adaptativo de Softwares): Método para processos mais complexos, com o foco na organização e colaboração, tendo a presença do cliente em todas as etapas.
SAF (Scaled Agile Framework): Método focado na orientação do trabalho no Portfólio, Fluxo de Valor, Programa e Equipe.
Se você se interessou por essas metodologias e deseja aprender mais, há algumas plataformas na internet que oferecem cursos a respeito do tema. Por isso, selecionamos abaixo alguns que podem ser acessados:
Você pode gostar de ler:
Se você gosta do mundo dos negócios e procura dicas sobre o assunto, conheça a série de videocasts do neoTalk no canal oficial da neo no YouTube! Lá, você pode conferir todos os episódios da produção na íntegra.