top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

  • Foto do escritorRedação neonews

Será que sempre existe transparência em processos seletivos? Segundo candidatos, não

Pesquisa aponta que participantes de disputas para vagas afirmam receber pouco ou nenhum feedback de recrutadores


(Tim Gouw/Unsplash/Reprodução)


Em um estudo feito pela empresa RH Mindsight, e divulgado pelo site Você RH, foi apontado que mais da metade dos candidatos afirmam não receber feedbacks de recrutadores durante processos seletivos. Alguns ainda relatam que falta transparência no que se refere à quantidade de fases nos processos para disputar uma vaga.


Ao passar por uma fase num processo seletivo, o RH deve entrar em contato com o candidato para repassar as novas informações, dizendo se suas habilidades, currículo e experiências estão dentro daquilo que a referente empresa busca. Por isso, já é sabido entre os recrutadores que construir um feedback aos candidatos é o que irá levá-los a prosseguir para a próxima fase, ou até mesmo incentivá-lo a investir em qualidades que tem caso ocupe o cargo desejado.




É muito importante enviar feedbacks aos participantes, sejam eles positivos ou negativos em relação à vaga disputada. Destaca-se, aqui, que deixar um candidato sem resposta pode gerar preocupações adversas naquele que está esperando pelo retorno; e isso pode até impedir que esta pessoa se inscreva em outros processos seletivos, na expectativa de conquistar o espaço que almeja.


É compreensível que ser um portador de uma má noticia não é bom, e que para montar feedbacks negativos é necessário tempo e boas palavras; mas quando se trata de críticas construtivas, você estará ajudando os candidatos a reconhecer onde eles podem melhorar. Ainda, o RH pode identificar se os concorrentes se encaixam em outros departamentos da empresa, e deixar o alerta para que eles sejam avisados quando novas oportunidades surgirem.



A falta de transparência na quantidade de fases do processo também tem sido um ponto muito discutido na web. Ao concorrer para uma vaga, os candidatos aguardam ansiosamente pelo retorno da empresa, e acabam ficando presos a ela; e a falta de repasse de informações concretas a respeito da seleção pode confundir e atrapalhar os trabalhadores que buscam por uma chance.


As empresas estão sendo mais rígidas nas contratações de hoje, porém o feedback é mais do que essencial. Dar a resposta final ao concorrente é uma forma de terminar um ciclo, para que se decida entre a entrada na empresa ou a busca por outra vaga.



Confira os seguintes textos:



Para continuar acompanhando as postagens sobre o mundo do trabalho no Portal neonews, siga nossa página também no Linkedin!

bottom of page