top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

  • Foto do escritorRedação neonews

Brasil foi o país que descobriu "Sandman"; conheça esta e outras curiosidades sobre a série

Atualizado: 11 de ago. de 2022

Produção da Netflix baseada nos quadrinhos de Neil Gaiman chegou ao streaming neste mês


(Netflix/Reprodução)


A espera acabou: no dia 5 de agosto a Netflix enfim divulgou em seu catálogo a série Sandman, inspirada nos famosos quadrinhos do escritor Neil Gaiman. Com isso, o público já pôde conferir a adaptação no streaming, e ficar por dentro da história que é referência na cultura pop e na literatura.


Caso ainda não tenha assistido Sandman, confira abaixo algumas curiosidades a respeito da série, para já ficar sabendo do assunto. Quem são os Perpétuos? O personagem John Constantine está no seriado da Netflix? Neil Gaiman participou da produção?




Continue lendo o post para saber mais!


5 curiosidades sobre o seriado Sandman para conhecer mais do projeto


1. Neil Gaiman é um dos produtores executivos da série


Numa adaptação de livros ou quadrinhos, algo que o público sempre espera é que esta seja fiel ao material original. Por isso, Neil Gaiman esteve à par do seriado de Sandman como produtor executivo da série, cujo papel é o de elaborar o projeto e seu planejamento, e cuidar do financiamento da produção. Nas palavras do escritor, cada episódio da série é "totalmente diferente" um do outro.




Além do Gaiman, o cineasta David Goyer também aparece nos créditos, e vale lembrar que Goyer roteirizou vários outros projetos para a DC Comics (editora de Sandman). Os roteiros de Batman Begins, O Cavaleiro das Trevas e Homem de Aço, por exemplo, foram de responsabilidade de David.



2. A versão original de John Constantine não está na série Sandman, por escolha de Neil Gaiman


Algo que pode ter surpreendido os fãs de Sandman é o fato de que John Constantine, o famoso detetive ocultista de Hellblazer, não está no seriado. Em seu lugar, aparece a personagem Johanna Constantine (interpretada pela atriz Jenna Coleman), que é na verdade uma ancestral de John.


Mas por que John Constatine não está na série? De acordo com o site Slash Film, que conversou com Neil Gaiman durante uma coletiva de imprensa, a escolha de substituir o personagem ocorreu por motivos criativos e econômicos de produção. Johanna Constantine é uma criação do próprio Gaiman, enquanto que John já existia nas revistas quando Sandman foi lançado (visto que o detetive surgiu, a primeiro momento, nas histórias do Monstro do Pântano). Isso deu ao escritor maior "liberdade" na hora de abordar e desenvolver a personagem.


(Netflix/Reprodução)





John Constantine, atualmente, está sob os direitos da DC no que diz respeito ao DCEU (universo de produções cinematográficas da companhia), ao que a empresa pretende produzir algo com o personagem sob direção de J.J. Abrams. Contudo, Neil Gaiman não sabia do fator dos direitos autorais quando escolheu inserir Johanna na série — esta era uma opção sua desde muito antes.



3. O Brasil foi um dos primeiros países a ler e popularizar os quadrinhos de Sandman


Em publicação no Twitter, Neil Gaiman disse que o Brasil é um dos países que lê e acompanha Sandman desde o começo. Nesse sentido, o criador da obra falou a respeito da primeira publicação dos quadrinhos no país:


O primeiro país a descobrir Sandman foi o Brasil. As revistas eram publicadas lá em traduções com edições mais legais do que as americanas. Cada edição tinha um detalhe da capa que ia até a contracapa, e textos dentro explicando e expandindo coisas dos quadrinhos.

Neil Gaiman também explicou que o Brasil foi o primeiro país a ter uma audiência que fez "o palco tremer" com ele em cima.



4. Os Perpétuos de Sandman são personagens que representam ideias da mente humana


Para quem não conhece Sandman ainda, vale dizer que o protagonista Sonho (feito por Tom Sturridge) é um dos sete Perpétuos, personagens da saga que representam conceitos e ideias, e que aparecem aos humanos como seres antropomórficos. Eles não têm gênero, forma definida ou algo que seja próprio das pessoas em relação às características físicas: os Perpétuos podem aparecer para cada criatura existente de uma maneira diferente.


Os Perpétuos são imortais, e existem desde o início de tudo, além de serem mais velhos que os deuses da humanidade.


(Vertigo/Reprodução)




5. Sandman foram as primeiras HQs a ganhar prêmios exclusivos para livros


Muito antes do seriado ser lançado, a obra de Sandman já havia sido aclamada por público e crítica. A HQ, por exemplo, foi a primeira história em quadrinhos a entrar para a lista de mais vendidos (best-sellers) do jornal The New York Times; e chegou a conquistar prêmios até então inéditos para as comics.


Entre os troféus que Sandman ganhou, estão o World Fantasy Award de "Melhor História Curta/Novela", um Hugo Award e diversos Prêmios Eisner, considerado o "Oscar dos quadrinhos". Ao todo, os quadrinhos de Neil Gaiman têm 26 estatuetas do Eisner.



6. É verdade que as séries Sandman e Lucifer têm conexão?


Mais ou menos. O que ocorre é que o personagem Lúcifer, também vindo dos quadrinhos e que teve uma série com o ator Tom Ellis, apareceu pela primeira vez em Sandman. Nas HQs de Neil Gaiman, é explicado o motivo para Lúcifer sair do Inferno e passar a viver na Terra; e Lucifer Morningstar (seu nome) foi ganhar uma história própria posteriormente.


Apesar disso, o seriado Lucifer não tem ligação com a série inédita de Sandman. Na produção nova, Lúcifer é interpretado pela atriz Gwendoline Christie; que de acordo com Neil Gaiman, será uma versão mais fiel e conectada ao que acontece nos quadrinhos de Sandman do que a antiga produção da FOX com Tom Ellis.



E você, está com vontade de ver Sandman na Netflix?



Você pode gostar de ler também:



Quer ficar por dentro de várias notícias sobre a cultura pop, cinema, séries, um pouco de mistério e muito mais? Acesse o nosso Instagram para ficar por dentro do assunto!

bottom of page