top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

  • Foto do escritorRedação neonews

Oscar 2022: O filme “Amor, Sublime Amor” e suas duas versões para o cinema

Produção comandada por Steven Spielberg recebeu 7 indicações, incluindo para "Melhor Filme"



(20th Century Fox/Reprodução)



Se você esteve de olhos nos mais recentes musicais do cinema, ficou sabendo de Amor, Sublime Amor. O longa, que teve a já conhecida história reformada por Steven Spielberg, está bem colocada nas indicações do Oscar 2022. Nesse caso, a produção de Spielberg concorre em sete categorias, incluindo "Melhor Filme", "Melhor Diretor" e "Melhor Atriz Coadjuvante" (pela performance de Ariana DeBose).


Mas você sabia que essa não é a primeira vez de West Side Story no cinema? O musical escrito por Jerome Robbins, que já ganhou alguns prêmios Tony com as encenações na Broadway, ganhou uma bem antes. Em 1961, o primeiro Amor, Sublime Amor chegava às telonas pela primeira vez com Natalie Wood e Richard Beymer.



E então, 60 anos depois, a obra recebeu uma adaptação inédita, que está disponível para ser vista no Disney Plus. Continue lendo abaixo para saber mais a respeito de ambos os filmes, incluindo os prêmios que cada um venceu até então:



Amor, Sublime Amor ia para as telonas pela primeira vez nos anos 60


Com contexto, os dois filmes e Amor, Sublime Amor abordam a história de amor de dois jovens, Tony e Maria, que pertencem a famílias rivais de Nova York. Nisso, a relação do casal é desenvolvida em meio à inimizade de seus parentes, que é bastante demarcada na árvore genealógica de cada um. E como dito acima, o longa de 1961 foi o primeiro a adaptar o musical para o grande público do cinema; e fez muito sucesso.


A produção com Natalie Wood e Richard Beymer alcançou critica e público. Nisso, West Side Story de 61 tornou-se o musical mais premiado da história do cinema, com diversas estatuetas: 10 Oscars, 2 Grammys, Globos de Ouro e mais.




Contudo, vale ressaltar que o filme é um produto de sua época. Na adaptação de Steve Spielberg, por exemplo, a representatividade e diversidade do elenco foi algo importante; algo que não foi muito levado em conta no primeiro Amor, Sublime Amor. No longa dos anos 60, a maioria dos atores que interpretam personagens racializados são brancos, e essa característica foi mudada no filme novo.


A atriz Rita Moreno, que inclusive ganhou um Oscar de Atriz Coadjuvante com o longa, fez críticas aos estereótipos da época e da maquiagem que faziam no elenco, no intuito de escurecer a pele do cast ao invés de trazer atores representativos. Apesar disso, Amor, Sublime Amor foi o longa de maior bilheteria no ano de 1961, e é até hoje lembrado como um dos musicais mais memoráveis de todos os tempos.



Vale lembrar que West Side Story é altamente inspirado na famosa peça Romeu e Julieta, de William Shakespeare.



O novo Amor, Sublime Amor teve baixa bilheteria, mas conquistou a Academia

Mesmo com Spielberg por trás da produção, o novo Amor, Sublime Amor teve bilheteria menor que 75 milhões de dólares, o que não conseguiu bater o orçamento de 100 milhões. Entretanto, a produção conquistou as 7 indicações ao Oscar de 2022, e a atriz Ariana DeBose seguiu o passo de Rita Moreno com a indicação de Melhor Atriz Coadjuvante.


A versão de Steven Spielberg, como falado anteriormente, removeu os estereótipos das comunidades porto-riquenhas nos Estados Unidos. Ainda, há foco maior no elenco feminino e seu respectivo desenvolvimento. O filme de 2021 é protagonizado por Rachel Zegler, que estreou na carreira de atriz no projeto, e Ansel Elgort, conhecido pelos seus papéis em Baby Driver e A Culpa É das Estrelas.




E onde posso assistir aos dois filmes de Amor, Sublime Amor?


O Amor, Sublime Amor está no catálogo do Disney Plus desde o início de março, e tem duração de 2 horas e 38 minutos. Já a versão antiga, de 1961, pode ser visto no Brasil pelo catálogo do Globoplay.


(20th Century Fox/Reprodução)


Gostou das curiosidades a respeito de Amor, Sublime Amor ? Então não se esqueça: a cerimônia do Oscar 2022 acontece no dia 27 de março, transmitida ao vivo.



Leia também:



Quer ficar por dentro de várias notícias sobre a cultura pop, cinema, séries, tecnologia, um pouco de mistério e muito mais? Acesse o nosso Instagram para ficar por dentro do assunto!

bottom of page