top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

  • Foto do escritorRedação neonews

Oscar 2022: Conheça Jane Campion, diretora indicada por "Ataque dos Cães", filme da Netflix

Com a indicação de 2022, Campion se tornou a primeira mulher no Oscar a concorrer a "Melhor Direção" duas vezes


(Patrick Swirk/Elle/Reprodução)


Você conhece a diretora Jane Campion? Nascida na Nova Zelândia, Campion figura como destaque do Oscar 2022 por conta de Ataque dos Cães: seu filme lançado pela Netflix que conquistou 12 indicações. Entre as nomeações, Jane figura na categoria de "Melhor Direção" pelo longa, mas sua presença na premiação não é inédita. Aos 67 anos, a cineasta acumula muitos feitos na carreira.


Para começar, Jane se tornou a primeira mulher da história do Oscar a ter duas indicações para melhor diretora. Antes de Ataque dos Cães, ela foi indicada na categoria por O Piano (1993), produção com Holly Hunter, Harvey Keitel e Anna Paquin; e na mesma edição do Oscar de 1994, o longa venceu na categoria de "Melhor Roteiro Original".




Jane Campion também foi a primeira mulher a vencer a Palma de Ouro em Cannes, também por O Piano, e conquistou um Leão de Prata no Festival de Veneza ano passado, por Ataque dos Cães. Dessa forma, Campion é um dos nomes mais reconhecidos de sua geração, creditada em oito filmes como diretora.


Sabendo um pouco mais sobre Jane Campion, confira abaixo cinco projetos da cineasta para começar a conhecer o seu trabalho:


5 produções para conhecer o trabalho e a direção de Jane Campion


1- O Piano (1993)


O Piano aparece na lista por ser um longa de grande aclamação na filmografia de Campion. Na sinopse, a protagonista Ada (Holly Hunter) deve viajar para a Nova Zelândia (em período de colonização) para um casamento arranjado. Contudo, seu novo marido não permite que Ada leve seu piano na viagem; e sendo muda, o instrumento é um dos seus únicos métodos de comunicação dos sentimentos.


Assim, um homem chamado George (Harvey Keitel) adquire o piano de Ada, e ambos acabam desenvolvendo uma relação amorosa durante as aulas de músicas dadas pela jovem.






2- Retrato de Uma Mulher (1996)


Nicole Kidman e John Malkovich estrelam neste trabalho de Jane, que tem como base o livro Retrato de Uma Senhora, do escritor Henry James. Na trama, a personagem Isabel Archer é manipulada por Madame Merle (Barbara Hershey), que finge ser sua melhor amiga, e pelo colecionador Gilbert Osmond; ao que ambos tentam afetar sua personalidade independente e sonhadora.


Como herdeira, Isabel precisa sair por cima dos obstáculos, e manter sua integridade e felicidade. No Oscar de 1996, Barbara Hershey chegou a ser indicada a "Melhor Atriz Coadjuvante" pela sua performance em Retrato de Uma Mulher.



3- Top of The Lake (2013 a 2017)


Além dos filmes, Jane Campion também atuou como diretora em seriados. Top of The Lake, atualmente disponível no catálogo da HBO Max, mostra a atriz Elizabeth Moss como uma investigadora da Nova Zelândia, num caso em que precisa reencontrar uma jovem grávida que está desaparecida. Lançada em 2013, a série figurou nas indicações de algumas premiações, como o Globo de Ouro e o Emmy.




4- Fogo Sagrado (1999)


Harvey Keitel volta para outro papel em produção de Jane Campion, dessa vez em Fogo Sagrado, no qual que protagoniza ao lado de Kate Winslet. Na trama, a jovem Ruth viaja até a Índia e acaba se interessando por um culto religioso durante a visita; e precisa da ajuda de um especialista para ser desconvertida. O longa foi exibido no Festival de Cannes, e o roteiro é assinado por Jane e Anna Campion, irmã da cineasta.



5- Ataque dos Cães (2021)


Já mencionado acima, Ataque dos Cães promete ser a grande estrela do Oscar 2022, ao ser nomeado em mais de dez indicações. Estrelado por Benedict Cumberbatch, o filme mostra a relação conturbada do caubói Phil com o garoto Peter (Kodi Smit-McPhee), filho da viúva Rose (Kristen Dunst) que se casa com George, irmão de Phil. Disponível na Netflix, o longa foi o que rendeu a Jane Campion o Leão de Prata no Festival de Veneza, consagrando-a como a melhor diretora da edição.



Gostou das curiosidades a respeito de Jane Campion ? Então não se esqueça: a cerimônia do Oscar 2022 acontece no dia 27 de março, transmitida ao vivo.



Leia também:



Quer ficar por dentro de várias notícias sobre a cultura pop e o mundo do cinema? Acesse o nosso canal do Portal neoNews no Telegram, ou conheça nosso Instagram!

bottom of page