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Netflix | Novo plano de assinatura com anúncios vai salvar o streaming da crise?

Novidade chega após queda no número de assinantes e outras plataformas crescerem no mercado; entenda mais do assunto


(Netflix/Divulgação)


Após ampla especulação datada desde o início do ano, a Netflix divulgou nesta semana o plano de assinatura da plataforma com anúncios inclusos. Por um preço reduzido em relação ao já existente plano padrão, o usuário poderá assistir aos conteúdos do streaming com algumas propagandas no meio; mas com redução da qualidade de imagem e outras limitações.


Conforme dito pela Netflix, o preço do plano com anúncios será de R$ 18,90, menor se comparado ao valor do plano mais simples que existe hoje, de R$ 25,90. Assim, a assinatura noticiada agora em outubro entrará em vigor a partir de novembro.



Mas por que a Netflix decidiu lançar o plano? Isso aumentará o número de assinantes?


Principal motivo para a Netflix lançar plano com anúncios foi a queda no número de usuários em 2022


A Netflix espera se recuperar da perda de assinantes que sofreu nos dois primeiros trimestres de 2022. Como foi noticiado na época, o streaming perdeu cerca de 200 mil clientes apenas no primeiro trimestre, e havia a preocupação de que este número poderia aumentar para dois milhões.


Portanto, esta estratégia de lançar um serviço mais barato e acessível, com ads no meio, serve como uma forma de aumentar o público que a plataforma perdeu. Em paralelo, outros serviços de streaming ganharam força nos últimos tempos, como a HBO Max. Em agosto deste ano, a Warner Bros. Discovery (que hoje engloba a WarnerMedia, e consequentemente a HBO) divulgou que mais de 90 milhões de pessoas assinavam os serviços da marca até o segundo semestre de 2022, isso de forma somada (contando HBO, HBO Max e Discovery+).



Apesar de ser um dado que conta com três serviços de streaming juntos, a presença da HBO, e de outras plataformas como Disney+ e Star+ por exemplo, tem crescido ao redor do mundo. Tais serviços representam, de uma maneira ou de outra, uma certa competitividade para com a Netflix.



Pacote da Netflix com anúncios terá qualidade de imagem de até 720p, e propagandas com cinco minutos (somadas)


Em relação às propagandas, a assinatura nova da Netflix terá intervalos comerciais de 15 a 30 segundos nas transmissões, que juntos darão em torno de 4 a 5 minutos por hora. Além disso, a qualidade da imagem será de no máximo 720p.


Ainda, alguns títulos do catálogo poderão sofrer restrições de licenciamento, fazendo com que eles não fiquem disponíveis para os assinantes deste plano inédito.



Tal plano vai ajudar a Netflix a recuperar os assinantes perdidos?


Este cenário deverá ser visto a longo prazo pela companhia. De acordo com a própria empresa, são esperados cerca de 43 milhões de novo assinantes com a novidade, e o Brasil está na mira: o país entrou no grupo de doze localidades que já vão receber a assinatura com publicidade.



Até o terceiro trimestre do ano que vem, o streaming espera se recuperar da perda que ocorreu em 2022. Enquanto isso, demais plataformas se fortalecem no mercado com planos mais baratos, e já ofertando assinaturas com propagandas em alguns casos (como a própria HBO Max, com qualidade de imagem a 1080p).


O plano com anúncios da Netflix será lançado no dia 3 de novembro no Brasil.


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