No aniversário do filme, diretores comentam a respeito da amizade entre as irmãs Lilo e Nani
(Disney/Reprodução)
Nesta terça-feira, dia 28 de junho, uma das animações mais queridas dos anos 2000 feitas pela Disney está fazendo aniversário: Lilo e Stitch! O longa, que estreou nos cinemas em 2002, é lembrado pelo grande público pela história do alienígena azul Stitch, e como o protagonista desenvolve uma grande amizade com a garotinha Lilo, que vive no Havaí.
E você sabia que Lilo & Stitch traz uma grande lição dentro do seu enredo?
Durante os anos 90, a Disney produziu muitas animações que traziam o romance em suas histórias, como A Bela e a Fera, Tarzan, Aladdin e outros. Lilo e Stitch, por outro lado, se comprometeu em mostrar o laço de amizade entre Lilo e sua irmã mais velha, Nani, e como a irmandade entre as personagens se fortalece ao longo da trama. A bilheteria de mais de US$ 270 milhões de 2002 falou sobre fraternidade no audiovisual infantojuvenil, antes do hit Frozen, por exemplo, abordar o tema já nos anos 2010.
E sobre o assunto, os diretores Chris Sanders e Dean DeBlois têm algo a comentar. Em entrevista recente à revista Variety, os responsáveis por Lilo & Stitch disseram como o longa de 2002 antecedeu Frozen na abordagem não-romântica dentro da Disney, com os filmes voltados ao público infantil feminino:
Para ser claro, eu acho "Frozen" incrível; mas foi um pouco frustrante para mim, porque as pessoas diziam: "finalmente um relacionamento sem ser romântico para essas duas personagens!". Eu pensei, "nós fizemos isso; isso com certeza foi feito antes".
Chris Sanders, diretor de "Lilo & Stitch"
Em sua época de lançamento, Lilo e Stitch foi elogiado pela temática das irmãs
O produtor do longa, Clark Spender, também comentou que os críticos elogiaram Lilo & Stitch justamente por conta deste assunto. "Quando o filme foi lançado, era a respeito disso que falavam sobre: momentos que foram baseados numa realidade na qual as pessoas podiam se enxergar, e que não parecia que eram só personagens de desenho animado na tela".
Para Chris Sanders, o foco na relação de irmãs entre Lilo e Nani premeditou Frozen em praticamente uma década; e o co-diretor da animação deseja que o filme recebesse seus créditos por trazer uma relação não-romântica ao centro.
Contudo, vale lembrar que ambas as produções são importantes para a suas respectivas épocas, e para a temática como um todo.
Se você ficou com vontade de rever Lilo & Stitch ou Frozen, os dois títulos estão disponíveis no Disney Plus.
Agora, veja os seguintes assuntos:
Quer ficar por dentro de várias notícias sobre a cultura pop, cinema, séries, um pouco de mistério e muito mais? Acesse o nosso Instagram para ficar por dentro do assunto!
Comentários