top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

  • Foto do escritorRedação neonews

"Lilo & Stitch" faz 20 anos, e trouxe a irmandade para a Disney antes de Frozen

No aniversário do filme, diretores comentam a respeito da amizade entre as irmãs Lilo e Nani


(Disney/Reprodução)



Nesta terça-feira, dia 28 de junho, uma das animações mais queridas dos anos 2000 feitas pela Disney está fazendo aniversário: Lilo e Stitch! O longa, que estreou nos cinemas em 2002, é lembrado pelo grande público pela história do alienígena azul Stitch, e como o protagonista desenvolve uma grande amizade com a garotinha Lilo, que vive no Havaí.


E você sabia que Lilo & Stitch traz uma grande lição dentro do seu enredo?



Durante os anos 90, a Disney produziu muitas animações que traziam o romance em suas histórias, como A Bela e a Fera, Tarzan, Aladdin e outros. Lilo e Stitch, por outro lado, se comprometeu em mostrar o laço de amizade entre Lilo e sua irmã mais velha, Nani, e como a irmandade entre as personagens se fortalece ao longo da trama. A bilheteria de mais de US$ 270 milhões de 2002 falou sobre fraternidade no audiovisual infantojuvenil, antes do hit Frozen, por exemplo, abordar o tema já nos anos 2010.



E sobre o assunto, os diretores Chris Sanders e Dean DeBlois têm algo a comentar. Em entrevista recente à revista Variety, os responsáveis por Lilo & Stitch disseram como o longa de 2002 antecedeu Frozen na abordagem não-romântica dentro da Disney, com os filmes voltados ao público infantil feminino:


Para ser claro, eu acho "Frozen" incrível; mas foi um pouco frustrante para mim, porque as pessoas diziam: "finalmente um relacionamento sem ser romântico para essas duas personagens!". Eu pensei, "nós fizemos isso; isso com certeza foi feito antes".

Chris Sanders, diretor de "Lilo & Stitch"





Em sua época de lançamento, Lilo e Stitch foi elogiado pela temática das irmãs


O produtor do longa, Clark Spender, também comentou que os críticos elogiaram Lilo & Stitch justamente por conta deste assunto. "Quando o filme foi lançado, era a respeito disso que falavam sobre: momentos que foram baseados numa realidade na qual as pessoas podiam se enxergar, e que não parecia que eram só personagens de desenho animado na tela".


Para Chris Sanders, o foco na relação de irmãs entre Lilo e Nani premeditou Frozen em praticamente uma década; e o co-diretor da animação deseja que o filme recebesse seus créditos por trazer uma relação não-romântica ao centro.


Contudo, vale lembrar que ambas as produções são importantes para a suas respectivas épocas, e para a temática como um todo.



Se você ficou com vontade de rever Lilo & Stitch ou Frozen, os dois títulos estão disponíveis no Disney Plus.



Agora, veja os seguintes assuntos:



Quer ficar por dentro de várias notícias sobre a cultura pop, cinema, séries, um pouco de mistério e muito mais? Acesse o nosso Instagram para ficar por dentro do assunto!

bottom of page