• Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
 
Publicidade

neoPod | Sexta-feira 13: Como surgiu a data que deixa todo mundo com medo?

Atualizado: 18 de mai.

Dia de infortúnios e "azar" faz parte da cultura popular, e sua explicação pode ser vista na História e mitologia


(Unsplash)


Você tem medo da sexta-feira 13? A data pode representar, na nossa cultura, um dia repleto de azar ou situações que ocasionalmente dão errado; e muitas pessoas acabam realizando suas tarefas da rotina com cuidado, assim como no 1º de abril para não cair em mentiras. E também não dá para esquecer dos filmes da saga "Sexta Feira 13", que introduziram no cinema o personagem Jason.


Contudo, você sabe qual é a origem da data tão marcante, e que é relembrada todos os anos de forma popular?


Confira aqui também: neoPod | Conheça 5 mistérios da Grécia Antiga que ainda não foram desvendados


A "sexta-feira 13" pode ter muitas explicações, e uma delas vem da História. O rei Filipe IV da França, que governou a monarquia do país entre 1285 e 1314, passou por um conturbado período em que a influência da Igreja Católica, aos seus olhos, poderia atrapalhar sua influência e poderio. Assim, para mudar o cenário que enxergava no reinado, Filipe tentou se filiar aos Cavaleiros Templários para ter uma outra fonte de apoio; mas foi recusado.


Ultrajado pela decisão da ordem religiosa, o rei francês ordenou a perseguição dos Templário numa sexta-feira 13: 13 de outubro de 1307. Curioso, não é?


Você pode curtir este assunto: neoPod | Você sabe quais são as músicas consideradas como "as mais felizes" do mundo?


Fora isso, a data supersticiosa pode ter explicação e origem na mitologia nórdica. Loki, deus da discórdia, não teria sido convidado por Odin para um banquete de divindades: só doze deuses foram chamados. Nisso, Loki armou um plano para terminar com a festa, o que ocasionou na morte de uma das pessoas à mesa; nisso, o 13º convidado acabou com a comemoração. É por isso que hoje há certa sensação de "terror" (como nos filmes) na cultura pop quando falamos da sexta-feira 13, já que há a superstição de que uma reunião de treze indivíduos nem sempre acaba bem.




O cristianismo também carrega alusões para a sexta-feira 13 na cultura ocidental, como no caso da última ceia em que Jesus se reuniu com os doze discípulos. A reunião de treze integrantes contou com Judas, que traiu Jesus Cristo posteriormente.


Seja não passando por baixo da escada, evitando ver gatos pretos, não pisando em rachaduras ou carregando amuletos da sorte, essa sexta-feira que surpreende no calendário está mais do que cravada no ditado popular. Por acaso você tem medo da "sexta 13"?




Se quer conhecer mais sobre sociedades secretas, civilizações antigas, História ou até mesmo teorias da conspiração, confira o neoPod! Em formato de videocast e podcast, o programa neoriginal tem tudo para te deixar antenado nesses assuntos.



Quer ficar por dentro de várias notícias sobre a cultura pop, cinema, séries, tecnologia, um pouco de mistério e muito mais? Acesse o nosso Instagram para ficar por dentro do assunto!