top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

  • Foto do escritorRedação neonews

Orkut Completa 20 Anos: Relembre os Perrengues e Nostalgias da Rede Social

A Revolução do Orkut na Web 2.0 e os Desafios que Marcaram uma Geração


Orkut

(Foto: Divulgação)


Considerado o pioneiro das redes sociais, o Orkut comemora seus 20 anos de lançamento nesta quarta-feira (24), revivendo uma era em que a internet tinha apenas 12,2% dos domicílios brasileiros conectados. Neste contexto, o Orkut surgiu em 2004, inaugurando a web 2.0 e transformando a experiência online ao se tornar um dos primeiros espaços colaborativos na internet.


No auge do Orkut, estar online deveria estar no Orkut ou MSN Messenger, marcando uma transição da web 1.0 para uma era mais participativa.


Para comemorar duas décadas do Orkut, o TecMundo relembra alguns dos perrengues e desafios que marcaram essa trajetória:


Esperar Convite para Entrar


O acesso ao Orkut era inicialmente restrito a convites, criando uma frenesi para conseguir acesso. Alguns chegaram a vender convites.


Limite de fotos


No início, a capacidade de publicar fotos era limitada a apenas 12 por perfil, reflexo das limitações tecnológicas da época.


Perfil DSTV


A estética peculiar dos anos 2000 incluía o uso de leet (símbolos e números) e abreviações, com destaque para o popular DSTV (Desativado) quando os usuários decidiam se retirar da rede.


Propriedade de comunidades


Os donos de comunidades no Orkut agiam como legisladores virtuais, mas quando alguém com permissão tinha acesso ao comando, as comunidades podiam ser trolladas e descaracterizadas.


Depoimentos Aceitos


Os depoimentos eram exclusivos e solicitados para aparecer no perfil. Isso gerou constrangimentos quando depoimentos indesejados foram inadvertidamente aceitos.


Novo Orkut


O lançamento do "Novo Orkut" em 2010 trouxe um design moderno, mas muitos usuários, apegados à estética original, não gostaram das mudanças, demonstrando a resistência à evolução.


Apesar dos perrengues, o Orkut deixou memórias positivas, com formações de casais, reencontros familiares e comunidades que marcaram uma época. O Orkut encerrou suas atividades em 2014, mas sua influência e nostalgia persistem na história da internet brasileira.






 

Publicidade

 


Comments


bottom of page