Mistério | Rio Cor-de-Rosa na Colômbia Intriga Turistas e Cientistas
- Redação neonews
- 3 de abr.
- 2 min de leitura
Rio Cor-de-Rosa chama atenção de cientistas e turistas

(Foto: Divulgação)
O departamento de Antioquia não é exceção. A região tem belíssimas paisagens cafeeiras e, mais que isso, um curioso rio Cor-de-Rosa tem chamado atenção de muitos turistas e usuários nas redes sociais.
Localizado em Uveros, no município de San Juan de Urabá, Antioquia, o fenômeno viralizou por conta da coloração rosada do rio.
Muitas pessoas têm visitado o local para tirar fotos e admirar sua beleza. No entanto, muitos se perguntam o que causa esse fenômeno incomum.
Segundo especialistas, isso ocorre apenas durante os períodos mais secos, especialmente no verão, entre dezembro e março, quando o rio adquire a tonalidade rosada.
De acordo com o portal Corpourabá, esse fenômeno está relacionado ao comportamento das algas e à salinidade das águas do rio.
“É a alga denominada ‘Turmalina salina’ (...) O riacho recebe água do mar em sua foz, o que aumenta as condições salinas. Essa alga se aproveita desse ambiente e se reproduz quando a salinidade está alta”, explicou um especialista da Corpourabá.
Segundo os moradores da região, esse fenômeno ocorre quando as ondas do mar atingem as raízes dos manguezais, provocando a despigmentação dessas plantas — algo que chama a atenção dos turistas.
Além disso, o site NaturalistaCo comentou: “Essa microalga produz carotenoides, especialmente betacaroteno, e sua reação é ativada sob condições de estresse salino e luminoso. A intensidade da cor varia de acordo com a força dos raios solares, tornando o rio um espetáculo mutável e passageiro”.
Apesar do grande número de visitantes que desejam ver o rio rosado de perto, as autoridades recomendam que as pessoas não entrem na água, pois ela não apresenta condições adequadas para banho.