top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

  • Foto do escritorneo Thiago

Meta: Facebook leva multa do Procon pelo "apagão" de outubro; empresa deve R$11 milhões

Serviços da companhia ficaram fora do ar no dia 4 do mês, e mais de 300 mil usuários das plataformas diversas saíram prejudicados


(Meta/Reprodução)


No mês de outubro, serviços do Facebook, Instagram e Whatsapp ficaram fora do ar durante horas, e o assunto viralizou nas demais redes sociais brasileiras. Agora, a Meta (nome atual do Facebook como companhia) terá que pagar a conta, conforme foi estipulado pelo Procon nesta segunda-feira (6).


Neste caso, o Procon-SP multou a companhia em mais de R$11 milhões por "má prestação de serviços" aos clientes (usuários) das plataformas no Brasil. O apagão durou mais de sete horas no dia 4 de outubro, e muitas pessoas que utilizam as redes diariamente saíram prejudicadas, fossem com as postagens ou com lojas e serviços, dos quais o Facebook dá suporte.



Em números, o "apagão" das redes afetou cerca de 156 mil consumidores do Whatsapp, 91 mil do site/app do Facebook e 90 mil do Instagram. Há a possibilidade da empresa entrar com um recurso, para que a multa não seja aplicada afinal.


Na época, a Meta havia divulgado um comunicado explicando o ocorrido. Na justificativa, o mal funcionamento das três redes sociais foi ocasionado por uma "alteração de configuração nos roteadores" que faz as redes funcionarem. Depois que a interrupção foi controlada, o Facebook disse que apenas eventos de grande porte externos, como desastres naturais, poderia fazer com que a companhia não fosse culpada pelo que aconteceu.


Nas sete horas da queda, a empresa de Mark Zuckerberg teve sua fortuna decrescida em 7 bilhões de dólares, o equivalente a cerca de 38 bilhões de reais.



Fonte: Tecmundo


Quer ficar por dentro de várias notícias sobre a cultura pop e o mundo da tecnologia? Acesse o canal do Portal neoNews no Telegram!

bottom of page