O dia a dia no trabalho pode ser melhorado através do gerenciamento de projetos
A maioria das pessoas já se encontrou em uma situação em que se sentiu perdida dentro da empresa em que trabalha, seja na relação interpessoal com os companheiros de equipe ou no cumprimento de metas estabelecidas. Obstáculos desse tipo podem causar problemas de saúde e, consequentemente, diminuir o rendimento profissional. Então como fazer para que a qualidade de vida não diminua em função de seu trabalho? Uma das respostas para isso, é a gestão de projetos.
Um projeto se inicia com o estabelecimento de uma meta. Neste caso, iremos discutir metas profissionais, como um cargo de diretor em uma multinacional ou uma certificação que irá alavancar sua carreira. É preciso analisar o cenário profissional em que se encontra no momento e estabelecer onde se quer chegar. Definido o objetivo do projeto, o próximo passo é planejar o "como" ele será realizado.
Segundo o Guia PMBOK, o gerenciamento de projetos se divide em dez campos diferentes de aplicação, contudo, em um projeto não é obrigatório a aplicação de todos os campos, dada a versatilidade que pode existir em diversos planejamentos.
Saber priorizar e definir métodos para o cumprimento dos objetivos de sua função na empresa, manter um relacionamento saudável com as pessoas a sua volta e gerenciar bem seu tempo de trabalho são grandes passos dados em direção ao crescimento profissional. É necessário ter uma linha de planejamento traçada e segui-la ao máximo, entretanto, imprevistos acontecem e cabe ao gerenciador do projeto contorna-los de maneira objetiva e sem desviar do projeto inicial.
Existem diferentes projetos profissionais, uns mais complexos e demorados que outros, mas todos tem algo em comum: eles chegam em um fim. O projeto é finalizado ao objetivo ser atingido, mas o que fazer após isso? Olhar para trás e aprender com todo o trajeto percorrido é fundamental, porém, também é crucial olhar pra frente e decidir o próximo projeto a ser feito.
A desorganização e a falta de objetivos definidos são fatores que contribuem ativamente para um dia a dia conturbado. Quanto mais tempo nessa situação, maior a pressão colocada sobre si mesmo, resultando em uma baixa qualidade de vida, principalmente no trabalho. Sendo assim, montar e saber gerenciar um projeto é uma das soluções que podem ser aderidas para que o profissional mantenha sua saúde mental estável.
*Conteudo patrocinado pela neoCompany
Comments