top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

  • Foto do escritorRedação neonews

Saiba 7 dicas de como organizar seu e-mail e ajudar na sua produtividade

Com uma caixa de entrada lotada, pode ser difícil separar o spam das mensagens mais importantes


(Unsplash)



O e-mail pode ser um dos principais canais de comunicação quando se trata de trabalho e estudo, apesar da atual praticidade dos apps de mensagens. Por isso, é importante que ele esteja bem organizado, tirando os riscos de alguma mensagem prioritária passar despercebida, ou gastar muito tempo tentando separar o spam do que de fato interessa.


Para te ajudar a se organizar melhor neste aspecto, e aumentar a sua produtividade, o Portal neonews elencou algumas dicas para quem quer deixar o e-mail mais "limpo".




Dicas para arrumar sua caixa de entrada & e-mails:


1. Separe um tempo do dia para ler e responder as mensagens


Muitos ainda não têm o costume de checar a caixa de entrada diariamente, e outros entram nela a todo momento. Esses dois costumes podem atrapalhar a produtividade do profissional e por isso é indicado que se separe um tempo especifico para ler e responder estes e-mails, caso a pessoa tenha uma caixa de entrada muito movimentada. Pode ser no início do expediente, ou logo após voltar do almoço, por exemplo. O importante é não acumular muitos e-mails, e acabar ficando muito tempo apenas nessa tarefa.


2. Categorize seus e-mails


Uma dica valiosa é a de criar regras para categorizar os e-mails, assim você consegue entender quais precisam ser respondidos mais rapidamente e de forma urgente; aqueles que dependem de outra pessoa para serem resolvidos, e que podem ser deixados para depois; e aqueles que você precisa guardar por algum motivo futuro, e podem ser posteriormente arquivados.


3. Crie pastas


Além da categorização, é importante que sejam criadas pastas que atendam às necessidades da sua conta. A ideia é catalogar estas pastas para facilitar sua busca entre temas e assuntos numa caixa de entrada lotada, e evitar empecilhos que possam te fazer levar mais tempo na hora de buscar um item.



4. Faça uma limpeza periódica


É importante separar um dia para fazer uma limpeza nos e-mails, principalmente naqueles que você não precisa mais armazenar. Este momento pode servir também para a organização das pastas que foram faladas anteriormente.


5. Arquive automaticamente


Caso você seja usuário do Gmail, essa dica é para você: o Gmail possui uma ferramenta que permite que você programe o arquivamento de e-mails específicos. Para isso, basta seguir os passos abaixo:


  1. Abra o Gmail em seu computador;

  2. Clique no menu de Configurações, e depois em "ver todas as configurações";

  3. Entre no “filtros e endereços bloqueados”, e depois em “criar filtro novo”, e preencha os parâmetros do filtro.


Além de ser uma ferramenta para arquivar e-mails, ela também pode te ajudar com o filtro “anti-spam” e evitar mensagens indesejadas de propagandas e afins.


6. Tenha um e-mail pessoal e um e-mail profissional


Um dos fatores que pode atrapalhar muito a produtividade é a junção de e-mails do trabalho com e-mails pessoais. Isso pode causar distração e acumular muitas mensagens, ainda mais se forem de assuntos desconexos entre si. Dessa forma, a separação do que é pessoal e do que é profissional pode ser um alicerce simples, porém eficaz.


Você pode se interessar por este também: Como ter e promover mais saúde e bem-estar no mundo corporativo?



7. Gerencie suas inscrições em e-mails profissionais e newsletters


Diariamente, recebemos muitos e-mails promocionais e newsletters de sites e portais, e muitas vezes são de assuntos que não nos interessam mais. Nisso, deve-se fazer um gerenciamento dos lugares que ainda temos interesse e assim desafogar nossa caixa de entrada.


Esses passos podem parecer bem comuns, mas te ajudarão a ser muito mais produtivo e ter a caixa de e-mail organizada.



 


Se você gosta do mundo dos negócios e procura dicas sobre o assunto, conheça a série de videocasts do neoTalk no canal oficial da neo no YouTube! Lá, você pode conferir todos os episódios da produção na íntegra.





bottom of page