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Foto do escritorneo Thiago

Confira a importância de possuir inteligência emocional para se tornar um profissional melhor

A maneira que você reage aos acontecimentos da rotina do trabalho pode afetar a sua produtividade, e de toda a equipe




As emoções são grande parte da essência do que é o ser humano. É possível defini-las, de maneira mais científica, como reações cognitivas a estímulos externos, por exemplo, caso você passe por uma frustração, é bem possível que uma emoção desagradável passe pela sua mente. Porém não se engane, mesmo que ele seja totalmente biológico, a maneira pela qual nós enxergamos e interpretamos o que acontece em nossa volta, altera totalmente o que sentimos. Conseguir "domar" o universo dos sentimentos e emoções, é o que chamamos de inteligência emocional.





Ter essa habilidade pode influenciar positivamente diversos fatores da sua vida, como amizades, relacionamentos, e o tópico que iremos abordar neste texto, o profissional.


O ambiente profissional, muitas vezes, consiste em equipes. Grupos de pessoas, cada um exercendo sua função, possibilitam que a engrenagem toda gire, e como todo grupo, a forma com que cada um interage, reage e lida com o que acontece na rotina do trabalho pode afetar completamente a produtividade individual, e até coletiva, portanto possuir inteligência emocional se torna essencial para qualquer pessoa que quer se tornar um profissional melhor.


Confira abaixo algum dos motivos:





  • É possível lidar de maneira mais eficaz ao se deparar com as "surpresas" do dia a dia


Imprevistos sempre acontecem. Mesmo que seja feito um planejamento super minucioso e aparentemente infalível, nunca esqueça da famosa Lei de Murphy: "Tudo que pode dar errado, irá dar errado, e no pior momento possível". Então por isso que todo profissional deve sempre estar preparado para lidar e reverter quando isso acontece.



É muito comum, principalmente em início de carreira, que ao se deparar com um problema, a pessoa já entre em desespero, se assuste e fica sem saber como tomar o próximo passo. É aí que entra a inteligência emocional. Tendo um maior "controle" de seus sentimentos, entendendo como sua mente funciona, a maneira que você reage, é possível trabalhar para que tudo isso não te atrapalhe em momentos assim.


Conseguir manter a calma possibilita que você analise de maneira mais clara e racional a situação, assim fica muito mais fácil decidir qual o próximo passo a tomar.





  • Um grupo unido e entrosado produz muito mais


Manter uma boa relação com seus colegas de trabalho é algo essencial para uma maior produtividade. A maneira que reagimos pode afetar os outros a sua volta, assim podendo criar um clima negativo na equipe. Quando a pessoa consegue desenvolver uma maior inteligência emocional, ela consegue formar laços profissionais mais saudáveis, assim criando uma rede de confiança e companheirismo entre cada um.


Muitas vezes pode acontecer alguma frustração ou erro em meio o processo, e várias pessoas acabam reagindo com xingamentos. Isso cria um clima hostil, o que com o tempo pode degradar todo o processo. Conseguir observar a sua volta e interagir com seus companheiros da maneira mais produtiva possível, faz com que o clima geral do grupo seja mais positivo e produtivo, ao invés de agressivo e destrutivo.



  • Quando você acredita em si mesmo, tudo é possível


Um grande problema que aflige muitos profissionais hoje em dia é a falta de confiança em si mesmo. Inteligência emocional é algo que deve ser construído com o tempo. Qualquer um que já fez terapia entende que o desenvolvimento emocional vem aos poucos, um tijolo por vez. Ao focar em conseguir uma maior inteligência emocional, mesmo que leve um tempo, ao olhar de uma maneira macro, a evolução que é possível ter é incrível.


"Acreditar no próprio taco" é uma das características mais essenciais no mercado de trabalho, afinal se nem você confia que consegue exercer determinada função, a pessoa que te contratou também não irá. Ao desenvolver mais sua inteligência emocional, você consegue quebrar barreiras internas que antes poderiam estar tampando todo o potencial, conhecimento, talento e tudo de positivo que você tem. Sabendo seus pontos positivos, você pode tomar proveito deles, fazendo sua produtividade, e principalmente satisfação no trabalho aumentar imensamente.







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