• Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
 

Conheça 5 livros que ajudarão na organização da rotina e trabalho, e nas metas para 2022

Com a chegada de um novo ano, é bom reorganizar a agenda de compromissos para melhorar o desempenho profissional


(Patrick Perkins/Unsplash)


Com o réveillon e as festividades do Ano-Novo, a chegada do próximo ano pode preocupar algumas pessoas acerca das metas. Nesse caso, o começo de 2022 pode ser uma boa oportunidade de reorganização e delimitação de objetivos; mas muitos correm o risco de não saber encaixar este mapeamento na rotina, muitas vezes, atribulada.


Assim, alguns livros podem ajudar com dicas de estabelecimento de metas, planejamento de rotina e mais. Dessa forma, continue lendo o post para conferir cinco títulos que podem te auxiliar no semestre que se aproxima, e que te ajudarão na hora de pensar nas tarefas do ano que vem. Com organização e dedicação, as metas de 2022 poderão ser alcançadas.


Leia também: O que você precisa para aumentar sua chance de ter uma entrevista de emprego de sucesso



Além do mais, todos os livros listados abaixo estão disponíveis na Amazon e demais redes de livrarias.


Livros para quem quer se organizar e estabelecer metas para 2022


1- "A mágica da arrumação", de Marie Kondo (Editora Sextante)


Os métodos organizacionais da escritora Marie Kondo ficaram conhecidos no mundo todo, e sua obra já é lida por milhões de pessoas. Em A mágica da arrumação, Kondo livra-se dos métodos convencionais de se organizar, e utiliza o sentimento para decidir o que é ou não essencial. Na hora de descartar o que não precisa mais, é pensado se tal coisa traz alegria genuína ao indivíduo.


Apesar de peculiar de início, o método de Marie Kondo pode ser aplicado tanto nas tarefas domésticas e arrumação da casa, quanto nas metas para 2022. Nisso, o leitor poderá distinguir quais metas serão de fato essenciais na rotina, e que lhe trarão maior realização no acho que chegará.




2- "Trabalho Organizado: Encontre equilíbrio e significado num mundo cada vez mais sobrecarregado", de Thais Godinho (Editora Gente)


No livro Trabalho organizado, a escritora e blogueira Thais Godinho aborda a arrumação e a rotina de trabalho no home office, e como equilibrar a vida neste modelo de serviço. Aqui, Thais apresenta modelos básicos de planejamento de atividades; como buscar o foco numa vivência conectada ao mundo digital; a importância de uma rotina de trabalho tranquila e mais.


O home office, mesmo com a retomada de alguns serviços presenciais durante a pandemia de covid-19, é uma realidade permanente. Nisso, aplicativos de gadgets podem auxiliar as pessoas na construção de um cotidiano mais realizador, e um alcance de metas mais fluido em 2022.





3- "A mente organizada", de Daniel J. Levitin (Editora Objetiva)


Em A mente organizada, Daniel Levitin coloca em pauta o controle de nossas vidas num mundo cada vez mais conectado e informativo. A tomada rápida de decisões na rotina, se feita de forma equivocada e impensada, pode acarretar em consequências desagradáveis, principalmente se o leitor leva um dia a dia de trabalho de multitarefas.


Dessa forma, o livro mostra alguns métodos que podem ser aplicados para uma maior sensação de "controle" na organização da vida. Para atingir as metas do ano que vem, tomar rédea dos objetivos e não transformá-los em neuroses é importante para prosseguir com as realizações de 2022.




4- "O livro dos cinco anéis", de Miyamoto Musashi (Editora Novo Século)


Mesmo que tenha sido escrito no século XVII, a obra do samurai, espadachim e escritor Miyamoto Musashi atravessou gerações. Em O livro dos cinco anéis, Musashi aborda técnicas militares do Kenjutsu, uma luta marcial japonesa que utiliza duas espadas; e na atualidade, tais ensinamentos podem ser aplicados metaforicamente para outras atividades.


Nesse sentido, o livro de Miyamoto Musashi traz lições de perseverança e análise de adversários, além de abordar como o leitor (ou "aluno") pode superar acontecimentos críticos na vida. Ao chegar no domínio absoluto de si mesmo, o indivíduo sairá vitorioso em situações adversas, e tais ensinamentos podem ser importantes para quebrar obstáculos das metas de 2022.



5- "Sociedade do cansaço", de Byung-Chul Han (Editora Vozes)


Diferente dos demais títulos, a obra do autor sul-coreano Byung-Chul Han faz comentários assertivos acerca da sociedade atual, e seus métodos de trabalho. em Sociedade do cansaço, o escritor faz um panorama geral a respeito da cultura do, em suas palavras, "eu consigo" — uma cobrança excessiva por melhores resultados que está presente em empresas e corporações ao redor do mundo.