top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

  • Foto do escritorRedação neonews

neoPod | Você sabia que a série "Cavaleiro da Lua" tem inspiração na mitologia egípcia?

Atualizado: 5 de mai. de 2022

Seriado da Marvel, disponível no Disney Plus, é mais uma das produções da companhia a incorporar deuses e mitos



(Marvel/Disney/Reprodução)


Se você acompanha os filmes e séries da Marvel Studios, já deve ter notado que a mitologia é algo muito importante para alguns heróis. Thor com os deuses nórdicos, Pantera Negra com os deuses de Wakanda, e até mesmo os Eternos que são as próprias figuras mitológicas. E você sabia que a série do Cavaleiro da Lua, do Disney Plus, também tem elementos parecidos no enredo? O Egito Antigo está no MCU.


No seriado do Cavaleiro da Lua, a Marvel se baseou na mitologia egípcia para criar o personagem. Para quem ainda não conhece a produção, a história acompanha o personagem Steven Grant (Oscar Isaac) e seus distúrbios do sono, que fazem com que o protagonista sofra de alucinações e "apagões"; com lembranças que parecem ser de outra vida.



Com isso, Steven descobre que seu problema está para além de seu próprio corpo. Ao longo da série, o herói enfrenta batalhas e as consequências de um pacto com um deus da lua egípcio, que passa a dividir a mente com o Steven original. Ainda, o mercenário Marc Spector, o Cavaleiro da Lua original, está totalmente ligado à dissociação de identidade do protagonista.




Qual é o deus egípcio da série Cavaleiro da Lua?


Em Cavaleiro da Lua, o deus do Egito Antigo que apossa-se de Steven Grant é Khonshu, um dos deuses da Enéade (ou Pesedjete, um grupo de divindades ligadas por laços de sangue), que é relacionado à figura da Lua. Na trama, Khonshu fazia parte da Enéade de Heliópolis, uma das mais importantes; e por não possuir a capacidade de vir ao plano terreno, o deus escolhia diversos humanos ao longo do tempo para incorporá-lo — os tais "Cavaleiros da Lua".


Nos quadrinhos, Khonshu escolhe o mercenário Marc Spector no deserto do Egito para ser o Cavaleiro da Lua. O deus poupa a vida de Spector, que havia sido deixado para morrer debaixo de sua estátua, a troco de obedecer as vontades de Khonshu; principalmente no combate ao crime dentro do Universo Marvel.


Khonshu representado nos quadrinhos da Marvel. (Reprodução)



Khonshu também é conhecido pelos nomes Quespisiquis e Khensu. Denominado como o "viajante", ele representa a passagem do tempo junto com Toth, deus do conhecimento, sabedoria e escrita. Na mitologia, Khonshu tem graus de parentesco com Amon (seu pai, o "rei dos deuses") e Mut (sua mãe adotiva, a "rainha" das divindades egípcias). Ainda, o deus de Cavaleiro da Lua tem o seu próprio tlempo no Egito, localizado no recinto de Amon-rá, em Karnak, na cidade de Luxor.



Em Cavaleiro da Lua, Ammit também aparece como parte da mitologia


Ammit, um demônio fêmea da mitologia egípcia, tem destaque no seriado da Marvel. Nesse caso, a figura está ligada ao personagem Arthur Harrow (Ethan Hawke), um líder de culto que pretende purificar a Terra. Nisso, Marc Spector (ou Steven Grant, o Cavaleiro) torna-se o oponente de Arthur ao longo da série.



Nas HQs da Marvel, Ammit (ou Ammut) impedia que humanos "não dignos" tivessem direito à pós-vida quando faleciam, e nisso, devorava suas almas. E além disso, dentro da mitologia egípcia, a deusa retratada como um crocodilo comia os julgados como pecadores e que não podiam entrar em Amenti: o submundo egípcio. Lá, haveria o "Grande Julgamento" do tribunal de Osíris, para descobrir se a pessoa havia sido boa ou má em sua vida terrena.




E você, já assistiu Cavaleiro da Lua? A série está sendo lançada no Disney Plus com episódios semanais.



Você sabia que temos um programa especial só sobre Egito Antigo? Se quer conhecer mais sobre sociedades secretas, civilizações antigas, História ou até mesmo teorias da conspiração, confira o neoPod! Em formato de videocast e podcast, o programa neoriginal tem tudo para te deixar antenado nesses assuntos.



Quer ficar por dentro de várias notícias sobre a cultura pop, cinema, séries, tecnologia, um pouco de mistério e muito mais? Acesse o nosso Instagram para ficar por dentro do assunto!

bottom of page