Android lidera entre brasileiros e Samsung se consolida como marca preferida
- Redação neonews
- 3 de jul.
- 2 min de leitura
Pesquisa revela crescimento da marca Samsung e alerta sobre alto índice de roubo de celulares no país

(Foto: Divulgação)
O Android segue firme como o sistema operacional mais popular entre os brasileiros, de acordo com a nova edição da pesquisa “O brasileiro e seu smartphone”, realizada em parceria entre a Mobile Time e o Opinion Box. Divulgado nesta segunda-feira (30), o relatório também apontou que a Samsung é a marca de celular mais usada no Brasil, consolidando-se no topo do ranking em 2025.

(Foto: Divulgação)
Segundo os dados, o sistema do Google está presente em 72% dos smartphones ativos no país, o que representa mais que o dobro da presença do iOS, sistema da Apple, que aparece com 27%. A Samsung, por sua vez, cresceu de 36% para 40% em market share no último ano. A Apple vem em seguida com 27%, acompanhada por Motorola (16%) e Xiaomi (14%).
O estudo ainda chamou atenção para um dado preocupante: 34% dos brasileiros já tiveram o celular furtado ou roubado alguma vez. Entre esses casos, a maior parte foi de roubo (55%) e ocorreu antes de 2023 (73%). No entanto, ainda houve 10% de ocorrências em 2024 e 6% já em 2025, o que reforça a urgência do tema da segurança pública.
Dos que foram vítimas, 47% bloquearam o chip e o aparelho, mas 16% afirmaram que criminosos conseguiram acessar suas contas bancárias e realizar transferências. Apesar do risco, apenas 15% dos entrevistados possuem seguro contra roubo e 21% estão cadastrados no programa Celular Seguro — criado pelo governo federal como medida de proteção.
A percepção de insegurança também apareceu com destaque na pesquisa. 78% dos participantes afirmaram se sentir vulneráveis ao andar na rua usando o celular, sendo que 61% evitam o uso do aparelho em shows, festas e eventos com aglomeração. Outros locais considerados inseguros são praças e parques públicos (47%) e o transporte coletivo, como ônibus (45%).

(Foto: Divulgação)
Esses números reforçam um comportamento crescente: a cautela no uso do smartphone em locais públicos virou rotina para boa parte dos brasileiros. Ao mesmo tempo em que a tecnologia avança e as marcas se consolidam no mercado, a segurança digital e física precisa acompanhar esse ritmo para garantir tranquilidade aos usuários.
A pesquisa revela que, mesmo com o avanço do Android e o domínio da Samsung, o Brasil ainda enfrenta um grande desafio quando se trata da proteção dos dados e da integridade dos usuários, que se veem obrigados a adaptar seus hábitos a uma realidade marcada pela insegurança.