top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

  • Foto do escritorRedação neonews

Ziraldo | O Criador de "O Menino Maluquinho" nos Deixa aos 91 Anos

Quadrinista brasileiro, autor de obras icônicas, Ziraldo faleceu em sua casa no Rio de Janeiro


Ziraldo

(Foto: Divulgação)


O mundo das artes e da literatura brasileira está de luto. Ziraldo, o renomado quadrinista e criador do famoso "O Menino Maluquinho", faleceu neste sábado (6), aos 91 anos, conforme confirmado pela família do autor.


Segundo a assessoria do quadrinista, Ziraldo morreu enquanto dormia, por volta das 15h, em sua residência no Rio de Janeiro. Poucos detalhes sobre as circunstâncias foram revelados até o momento.


Nascido em 24 de outubro de 1932, em Caratinga (MG), Ziraldo Alves Pinto iniciou sua jornada como formado em Direito, mas rapidamente se destacou como jornalista, quadrinista e escritor ao longo de sua vida. Suas obras mais emblemáticas nos quadrinhos incluem "O Menino Maluquinho" e "Turma do Pererê", que conquistaram o coração de crianças de diferentes gerações.


Além de sua contribuição para os quadrinhos, Ziraldo também foi um dos fundadores do "O Pasquim", jornal de grande relevância nos anos 1960, que se tornou voz de oposição durante a Ditadura Militar no Brasil. Seu talento como jornalista se estendeu por veículos como A Folha de Minas, Jornal do Brasil e O Cruzeiro.


O legado de Ziraldo, no entanto, é marcado principalmente por "O Menino Maluquinho", obra que viu sua primeira publicação em 1980. O livro se tornou um fenômeno editorial e referência mundial em quadrinhos para o público jovem.


Em 2018, Ziraldo foi homenageado na CCXP, evento de cultura pop realizado em São Paulo, no Artist's Alley, espaço dedicado a quadrinistas e ilustradores.


Algumas de suas obras foram adaptadas para o cinema e televisão, como os filmes e séries baseados em "O Menino Maluquinho", assim como especiais e séries da "Turma do Pererê".

A partida de Ziraldo deixa uma lacuna significativa no cenário cultural brasileiro, mas seu legado e contribuição para a arte e literatura continuarão vivos através de suas obras atemporais.


 


Comments


bottom of page