top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

  • Foto do escritorRedação neonews

neoPod | Existe uma entrada para a "Terra Oca" no planeta? Como a Antártida está ligada a isso?

Atualizado: 5 de mai. de 2022

Teoria existe há quase quatro séculos, e ainda fascina pesquisadores e interessados pela conspiração


(Unsplash/Daniel Olah)


Por acaso você já ouviu falar da Terra Oca? A ideia de que o planeta pode ter um vácuo, ou uma civilização inteira em suas profundezas, existe há centenas de anos. Verdadeira ou não, apesar de já existirem estudos que explicam do que é formado o núcleo terrestre, a ideia ainda fascina teóricos até os dias de hoje.




A primeira pessoa a cogitar tal ideia foi o astrônomo Edmund Halley, que transformou a hipótese da Terra Oca em teoria científica em 1692. Nisso, a partir de estudos a respeito do campo magnético do planeta, Halley pensou que a Terra poderia ter um espaço interno habitado por povos muito avançados em comparação à humanidade.


E ainda, com o passar dos anos, foi teorizado que a entrada para a Terra Oca estaria localizada num dos polos do planeta (Norte e Sul, Ártico e Antártida). Esta parte da teoria apareceu anos depois de Halley, em 1871, a partir de um livro de ficção chamado Vril – The Power of the Coming Race. O enredo mostra uma civilização que habita a Terra Oca, que teria fugido do Grande Dilúvio da Bíblia e se desenvolvido utopicamente.


Os seguidores que abraçaram o livro como hipótese ficaram conhecidos como Sociedade Vril (ou também chamada de "Thule"). Por outro lado, o movimento hoje em dia perdeu força.




Quem estaria vivendo no espaço conhecido como Terra Oca?


Fora isso, outros relatos que apareceram no decorrer do tempo também fomentaram a Terra Oca. Karl Unger, que esteve em viagem num navio durante a Segunda Guerra Mundial, produziu uma carta que explica a existência de um outro mundo dentro do nosso planeta. Na mensagem, Unger diz que a estrutura da Terra é diferente do que conhecemos atualmente.


E a respeito da civilização que habita a Terra Oca, ainda há mais teorias: seres extraterrestres, sociedades perdidas na História e mais. É dito que tais grupos continuam a se desenvolver no mundo subterrâneo do planeta, e que são capazes de se comunicar com o exterior por aberturas no oceano. O tão temido "Triângulo das Bermudas" seria também uma entrada para a Terra Oca.



E você, acredita nessa teoria da pseudociência? O que você acha da Terra Oca? Há realmente outros seres e grupos de criaturas convivendo conosco, aqui na Terra?


 

Se você quer conhecer mais sobre sociedades secretas, civilizações antigas, História ou até mesmo teorias da conspiração, confira o neoPod! Em formato de videocast e podcast, o programa neoriginal tem tudo para te deixar antenado nesses assuntos.

Confira o episódio mais recente do neoPod logo abaixo:




Quer ficar por dentro de várias notícias sobre a cultura pop, cinema, séries, tecnologia, um pouco de mistério e muito mais? Acesse o nosso Instagram para ficar por dentro do assunto!



bottom of page