• Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
 
Publicidade

neoPod | Existe uma entrada para a "Terra Oca" no planeta? Como a Antártida está ligada a isso?

Atualizado: 5 de mai.

Teoria existe há quase quatro séculos, e ainda fascina pesquisadores e interessados pela conspiração


(Unsplash/Daniel Olah)


Por acaso você já ouviu falar da Terra Oca? A ideia de que o planeta pode ter um vácuo, ou uma civilização inteira em suas profundezas, existe há centenas de anos. Verdadeira ou não, apesar de já existirem estudos que explicam do que é formado o núcleo terrestre, a ideia ainda fascina teóricos até os dias de hoje.




A primeira pessoa a cogitar tal ideia foi o astrônomo Edmund Halley, que transformou a hipótese da Terra Oca em teoria científica em 1692. Nisso, a partir de estudos a respeito do campo magnético do planeta, Halley pensou que a Terra poderia ter um espaço interno habitado por povos muito avançados em comparação à humanidade.


E ainda, com o passar dos anos, foi teorizado que a entrada para a Terra Oca estaria localizada num dos polos do planeta (Norte e Sul, Ártico e Antártida). Esta parte da teoria apareceu anos depois de Halley, em 1871, a partir de um livro de ficção chamado Vril – The Power of the Coming Race. O enredo mostra uma civilização que habita a Terra Oca, que teria fugido do Grande Dilúvio da Bíblia e se desenvolvido utopicamente.


Os seguidores que abraçaram o livro como hipótese ficaram conhecidos como Sociedade Vril (ou também chamada de "Thule"). Por outro lado, o movimento hoje em dia perdeu força.


Leia também: Com ciência, Harvard desenvolve peixe artificial com células do coração humano



Quem estaria vivendo no espaço conhecido como Terra Oca?


Fora isso, outros relatos que apareceram no decorrer do tempo também fomentaram a Terra Oca. Karl Unger, que esteve em viagem num navio durante a Segunda Guerra Mundial, produziu uma carta que explica a existência de um outro mundo dentro do nosso planeta. Na mensagem, Unger diz que a estrutura da Terra é diferente do que conhecemos atualmente.


E a respeito da civilização que habita a Terra Oca, ainda há mais teorias: seres extraterrestres, sociedades perdidas na História e mais. É dito que tais grupos continuam a se desenvolver no mundo subterrâneo do planeta, e que são capazes de se comunicar com o exterior por aberturas no oceano. O tão temido "Triângulo das Bermudas" seria também uma entrada para a Terra Oca.



E você, acredita nessa teoria da pseudociência? O que você acha da Terra Oca? Há realmente outros seres e grupos de criaturas convivendo conosco, aqui na Terra?


 

Se você quer conhecer mais sobre sociedades secretas, civilizações antigas, História ou até mesmo teorias da conspiração, confira o neoPod! Em formato de videocast e podcast, o programa neoriginal tem tudo para te deixar antenado nesses assuntos.

Confira o episódio mais recente do neoPod logo abaixo:




Quer ficar por dentro de várias notícias sobre a cultura pop, cinema, séries, tecnologia, um pouco de mistério e muito mais? Acesse o nosso Instagram para ficar por dentro do assunto!