top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

  • Foto do escritorRedação neonews

Teoria da Internet Morta

Explorando os debates da Teoria da Internet Morta em torno da substituição humana pela automatização na era digital


Explorando os debates da Teoria da Internet Morta em torno da substituição humana pela automatização na era digital
Teoria da Internet Morta

(Foto: Divulgação)



A Teoria da internet morta é uma espécie de teoria da conspiração que surgiu nas redes há alguns anos e não foi exatamente levada a sério. Basicamente, ela defendia que, em pouco tempo, não haveria mais interações humanas na internet: tudo seria gerado por meio de algoritmos e robôs.


Embora essa ideia possa parecer absurda para alguns, o fato é que alguns fatos novos, dentre eles, a ascensão recente da Inteligência Artificial tem reavivado essa discussão. Mas será que há indícios de que a teoria pode estar correta? O que é a Teoria da internet morta? Não se sabe exatamente onde essa teoria surgiu, mas estima-se que ela possa ter aparecido enquanto conceito no 4chan ou Wizarchan no fim da década de 2010.


Já em 2021, um tópico chamado 'Dead Internet Theory: Most Of The Internet Is Fake' foi publicado no fórum Agora Road's Macintosh Café e começou a levantar essa discussão online. Em resumo, a ideia dessa teoria é que chegaria um momento (havia até uma data para a 'morte': o ano de 2016) em que quase tudo que circulasse na rede, como imagens, textos e vídeos, seria criado por robôs.


A Teoria da internet morta defende a ideia de que os bots logo substituíram totalmente a atividade humana no mundo online. Mas, embora se trate de uma teoria conspiratória sem grandes fundamentos em dados empíricos, o fato é que estamos vendo um aumento gradativo de conteúdos gerados por robôs e que são postados na internet.


Notícias e artigos gerados por robôs Em maio de 2023, um relatório da NewsGuard e MIT Tech Review trouxe dados que chocaram muita gente: em uma análise feita para avaliar a credibilidade de sites de notícias, a ferramenta identificou 49 portais que publicam matérias e artigos escritos totalmente por IA.


São listados até uma série de indícios que ajudariam a reiterar a substituição constante do humano pela máquina. Pode-se notar que as diferentes tecnologias de IA estão impactando e reacendendo esse temor de que, em breve, todos nós seremos quase obsoletos na internet.


A influência da Inteligência Artificial O fato é que a ascensão gradativa da IA tem modificado muito as maneiras pelas quais encaramos o digital. E um dos aspectos que tem mudado é uma personalização cada vez maior da nossa experiência de navegação na internet. Dito de outro modo, a internet tem se tornado menos plural, e a automatização destes processos, pela intermediação da inteligência artificial, faz com que essa tendência só tende a aumentar.


E é claro que isso pode ser potencialmente negativo. Por fim, é importante lembrar que o aumento de robôs suscita medos legítimos nas pessoas - como, por exemplo, o de que ocorra o encerramento de muitos empregos e funções.


 



Comments


bottom of page