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Soft Skills: Entenda o que são e qual sua importância



Que vivemos na era da tecnologia certamente você já sabe, no entanto, com a tecnologia presente cada vez mais dentro das empresas, as maquinas não são as únicas que precisam de atualização, nós, seres humanos também. Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, não basta apenas ter os conhecimentos técnicos necessários para se destacar em um processo seletivo.


É nesse momento que entram as soft skills, que nada mais são que as habilidades comportamentais de um profissional, que estão relacionadas com suas características pessoais. Essas competências estão ligadas com a experiências individuais, que podem ser culturais, sociais, educacionais e outras.


Sob uma ótica mais empresarial, as soft skills são características que as empresas buscam em um colaborador, ou seja, são elas que ajudam os profissionais a alcançarem sucesso em uma organização.





Por exemplo, em um processo seletivo, as soft skills são o fator determinante de escolha de um candidato. Isso porque muitos profissionais podem ter um currículo excelente, ter todos os requisitos técnicos solicitados no processo, contudo, as características comportamentais podem ser um diferencial, por isso elas são tão importantes.


Em outras palavras, as Soft skills são habilidades comportamentais relacionadas a maneira como o profissional lida com o outro e consigo mesmo em diferentes situações. Segundo o estudo do site de recrutamento CareerBuilder, 77% das empresas acreditam que as habilidades sociais são tão importantes quanto as técnicas no dia a dia de trabalho.


Contudo, apesar da importância das soft skills, elas são difíceis de serem mensuradas e desenvolvidas, pois são competências subjetivas, portanto, estão intimamente relacionadas à personalidade e outros fatores emocionais construídos ao longo da vida do indivíduo. Tendo isso em vista, é possível entender o motivo pelo qual as soft skills são tão valorizadas na atualidade.





Exemplos de soft skills:


Apesar de serem habilidades pessoais bem específicas, algumas soft skills são consideradas relevantes para quase toda organização, tais como:


  • Habilidade para trabalhar em equipe;

  • Ser flexível às mudanças (capacidade de adaptação);

  • Saber trabalhar sob pressão;

  • Saber se comunicar de forma eficaz;

  • Ter perfil de liderança;

  • Possuir princípios éticos;

  • Inspirar confiança;

  • Ter atitudes positivas;

  • Ser motivado e engajado;

  • Ser organização e saber gerenciar o tempo;

  • Ter criatividade.





Soft skills x Hard skills:


Existe uma diferença entre essas duas habilidades e é bem simples: as soft skills são as habilidades comportamentais/pessoais de um profissional e as hard skills são as habilidades técnicas, graduação, cursos, especializações, entre outros.


Em um processo de recrutamento e seleção é fundamental entender essa diferença. As hard skills são mais fáceis de identificar, pois, podem ser comprovadas através de diplomas e certificados. Já as soft skill, precisam de uma análise mais minuciosa para serem identificadas, pois, são percebidas mais facilmente durante a convivência com o colaborador na empresa.


Como desenvolver as Soft Skiils:


Apesar de serem habilidades subjetivas, é possível desenvolver e aprimorar as soft skills. Para isso, é preciso se conhecer bem, para saber identificar seus pontos fortes e fracos. Confira a seguir, algumas formas de desenvolver as soft skills que o PortalNeoNews separou:





  • Aprenda a ter autocontrole


O autocontrole também é uma soft skill. Inclusive ela é fundamental para você desenvolver as demais habilidades. Por isso, se for para começar por uma, procure primeiro buscar o seu equilíbrio, para conseguir ter domínio próprio para lidar com as adversidades que surgirão.


  • Saiba gerenciar seu tempo


Estamos vivendo na era digital, tempos em que as coisas acontecem cada vez mais rápido. Dessa forma, precisamos buscar formas para nos adaptar e acompanhar esse ritmo, para garantir uma boa produtividade.


  • Tenha uma cultura de feedback


Os feedbacks são ótimas ferramentas de comunicação, principalmente nas empresas em que trabalham diversas pessoas com diferentes personalidades. O feedback pode facilitar muito o relacionamento interpessoal entre os colaboradores. Eles são importantes para melhorar suas soft skills, pois te ajudam a identificar seus acertos e pontos de melhoria em sua postura de trabalho.