Twitter, agora X, empreende esforços para combater perfis inautênticos e atividades de spam
(Foto: Divulgação)
A rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, deu início a um novo processo de limpeza na plataforma nesta semana. Desde quinta-feira (4), um grande número de contas automatizadas e acusadas de spam estão sendo deletadas por atividades consideradas irregulares.
"Estamos iniciando uma iniciativa significativa e proativa para eliminar contas que violem nossas Regras contra manipulação de plataforma e spam", diz o comunicado publicado no serviço. O CEO da rede social, Elon Musk, também comentou sobre o "expurgo de bots e trolls" em andamento.
Conforme ressaltado pela própria empresa, a limpeza pode resultar em uma queda no número de seguidores para alguns usuários, variando de acordo com o tamanho do perfil e a quantidade de contas automatizadas que os seguiam.
"A X Corp rastreará as pessoas responsáveis e aplicará toda a força da lei sobre elas", declara o bilionário. Ele ainda orienta que perfis legítimos afetados pela limpeza reportem eventuais falsos positivos ao suporte da plataforma.
Musk tem travado uma batalha contra contas automáticas e atividades de publicação massiva na rede social desde que estava prestes a adquirir o então Twitter. Em maio de 2022, ele chegou a ameaçar não comprar a empresa devido à preocupação com a quantidade potencial de perfis inautênticos.
Apesar das promessas anteriores, incluindo a implementação de um aplicativo de contagem de robôs e a cobrança de uma taxa de todos os usuários para utilizar a plataforma, nenhuma ação foi tomada. Pelo contrário, relatórios indicam que a quantidade de contas automatizadas, algumas delas até com o selo de verificado, aparentemente aumentou, de acordo com usuários frequentes.
Relatórios subsequentes nos meses seguintes sugerem que até mesmo vários dos seguidores do próprio bilionário eram falsos.