"Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa", "Alerta Vermelho" e outros ficaram na boca do público conforme foram lançados
(Marvel Studios/Divulgação)
O ano de 2021 foi bastante rentável para a indústria cinematográfica. Nesse sentido, com a retomada dos cinemas ao redor do mundo, somada à consolidação do streaming, os estúdios de Hollywood aproveitaram para colocar seus blockbusters nas telonas.
Nos cinemas, filmes da Marvel como Shang-Chi e "Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa" foram bem recebidos pelo público. No caso de "No Way Home", por exemplo, o lançamento alcançou cerca de 1 bilhão de dólares na bilheteria mundial, tornando-se o primeiro filme a chegar neste número desde o começo da pandemia. Agora, o filme do Aranha está em 2º na lista dos bilhões mais rapidamente conquistados pela Marvel, empatado com Vingadores: Guerra Infinita e atrás apenas de Ultimato.
Da Disney, Eternos e Viúva Negra também se deram bem, ambos acima dos 160 milhões de dólares em box office. Enquanto o filme da personagem Natasha Romanoff teve lançamento híbrido com o Disney+, Eternos saiu exclusivamente nos cinemas em novembro.
E fora da Marvel Studios, Duna e Casa Gucci foram outros títulos que consagraram-se na bilheteria de 2021. Duna, para a Warner Bros, teve uma abertura doméstica nos EUA de US$ 41 milhões, considerada a melhor da Warner neste ano e a maior da carreira de Denis Villeneuve (diretor). Já o filme protagonizado por Lady Gaga foi tido como o drama mais rentável do ano, passando dos US$ 40 milhões nos EUA; e sendo o único filme dramático adulto entre as 30 maiores bilheterias americana de 2021.
Da Warner, ainda há Godzilla vs. Kong, que mundialmente acumulou mais de 460 milhões de dólares. E a respeito da franquia 007, que teve o longa Sem Tempo para Morrer adicionada à lista, bateu a marca de 770 milhões para os estúdios da Universal.
Com "Alerta Vermelho" Netflix também alcançou audiência muito significativa em 2021
No caso do streaming, as companhias não ficaram muito atrás. Vale destacar que a Disney, com o lançamento híbrido no Disney+, fez com que animações como Encanto e Raya fossem bem recebidas domesticamente. E em relação à Netflix, o enredo de ação Alerta Vermelho rendeu muito para a companhia: tornou-se o filme mais visto do serviço até o início de dezembro, com 50% dos usuários ao redor do mundo já tendo o assistido.
O longa Não Olhe Para Cima segue neste mesmo caminho. Lançado na véspera do Natal, a produção com Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence e Meryl Streep tem sido muito comentada na web, e no Top 10 Global de Netflix, ficou em #1 no mundo todo. Ainda, o blockbuster já foi assistido numa quantidade de 111 milhões de horas na plataforma.
As grandes produções estão voltando aos cinemas, mas o conforto do streaming também conquistou as pessoas. O que será que 2022 promete?
Quer ficar por dentro de várias notícias sobre a cultura pop e o mundo do cinema? Acesse o nosso canal do Portal neoNews no Telegram!
Kommentarer