top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

  • Foto do escritorRedação neonews

Dia dos Pais | Confira a origem da data

Cada país tem a sua própria data


Gustavo comemorando a liderança

(Foto: Divulgação)


O Dia dos Pais, uma homenagem dedicada aos pais e à paternidade, teve sua gênese nos Estados Unidos em 1909, por meio de uma inspiradara iniciativa da jovem Sonora Louise Smart Dodd. Filha de um veterano da Guerra Civil Americana, Sonora desejava homenagear seu pai pelo seu papel heroico na criação dos filhos após a perda da esposa no nascimento do sexto filho. Inspirada por um sermão que destacava o papel das mães, ela almejava um dia que destacasse a dedicação e importância dos pais na família.


Em 1910, com a colaboração de uma organização de jovens cristãos em sua cidade natal, Spokane, Washington, Sonora invejou uma petição à Associação Ministerial local, solicitando a oficialização de um Dia dos Pais. Como resultado, em 19 de junho de 1910, o primeiro Dia dos Pais foi celebrado, coincidindo com o aniversário do pai de Sonora.


Após essa primeira celebração, a data logo se seguiu por todo o estado de Washington e, posteriormente, por todo o território dos Estados Unidos. Desde então, o Dia dos Pais é celebrado no terceiro domingo de junho nos Estados Unidos. No entanto, a oficialização da data a nível nacional só ocorreu em 1966, quando o Presidente Richard Nixon a oficializou.


Em 1972, o Dia dos Pais tornou-se um feriado nacional.


No Brasil, as primeiras comemorações do Dia dos Pais tiveram início no início da década de 1950. Em 14 de agosto de 1953, o empresário Sylvio Bhering organizou um concurso para homenagear diferentes tipos de pais. Esse evento atraiu grande atenção da imprensa e se tornou na definição da data de festa no segundo domingo de agosto, uma tradição que perdura até hoje.


Surpreendentemente, há também uma tradição antiga que traça as origens do Dia dos Pais até a Babilônia, há mais de quatro mil anos. De acordo com essa narrativa, Elmesu, filho do rei Nabucodonosor, teria confeccionado o primeiro cartão do Dia dos Pais em barro. Nesse gesto, ele expressou votos de sorte, saúde e longevidade para seu pai, dando origem a uma celebração nacional.


Internacionalmente, as comemorações variam em datas de acordo com a história de cada país. Países como Argentina, Inglaterra e Peru seguem a tradição dos Estados Unidos, celebrando o Dia dos Pais no terceiro domingo de junho. Canadá e Grécia também aderem a esses dados, mas em 17 e 21 de junho, respectivamente. No Paraguai, a celebração ocorre no segundo domingo de junho. Na África do Sul, seguindo a prática brasileira, o Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto. Itália e Portugal escolheram o dia 19 de março, coincidindo com a celebração católica de São José, esposo de Maria.


Neste ano, o Dia dos Pais do Brasil será comemorado no dia 13 de agosto, próximo domingo. Não deixe de comemorar com o seu pai e mostrar que o ama!


 

Publicidade

 

Comments


bottom of page