top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

  • Foto do escritorRedação neonews

Dia dos Avós | Uma celebração de amor e tradição

Descubra por que a data é comemorada no dia 26 de julho


Gustavo comemorando a liderança

(Foto: Divulgação)


Neste dia 26 de julho, comemore-se em diversos lugares o Dia dos Avós, uma data especial que homenageia aqueles que ocupam um lugar afetuoso e essencial nas famílias ao redor do mundo. A escolha desta data remonta à tradição católica, que atribui a ela o significado de dia de Santa Ana e São Joaquim, os avós maternos de Jesus Cristo.


Em 2003, Portugal foi o primeiro país a instituir oficialmente a manifestação do Dia dos Avós nesta data específica. Esse marco histórico aconteceu após uma campanha tocante liderada por Ana Elisa Couto, uma avó amorosa e dedicada a seus seis netos. Seu movimento ganhou notoriedade em todo o país e culminou com o reconhecimento da data pelas autoridades portuguesas.


No Brasil, o Dia dos Avós também foi acolhido de forma popular, com a intenção de incrementar o comércio, embora não seja considerado um feriado nacional. Entretanto, alguns municípios que têm Santa Ana e São Joaquim como padroeiros, como é o caso de Sumaré, no interior de São Paulo, celebram a data com mais destaque.


A importância das avós é tão significativa que, em 2021, o Papa Francisco acrescentou o Dia dos Avós e das Pessoas Idosas ao calendário da Igreja Católica. A decisão estabeleceu que a data de celebração seria variável, ocorrendo próximo ao dia 26 de julho. Nos anos anteriores, a celebração foi realizada em 25 de julho e 24 de julho, respectivamente. Já neste ano, a celebração aconteceu no último domingo, dia 23 de julho.


A Igreja Católica, a cada edição do Dia dos Avós, apresenta um tema para reflexão durante as atividades religiosas do dia. Em 2023, o tema escolhido foi "De geração em geração, a sua misericórdia", uma inspiração para relembrar e incentivar a transmissão de amor e cuidado de uma geração para outra.


A história da tradição católica relata que Ana e Joaquim, há muito tempo atrás, viviam em Nazaré e ansiavam por seus filhos, mas enfrentavam a dificuldade da esterilidade. Nesse contexto, um anjo surgiu e anunciou a Ana que ela estava grávida, apesar das circunstâncias aparentemente impossíveis. Assim, Ana deu à luz Maria, uma criança destinada a se tornar uma figura tão significativa para a crença cristã, sendo escolhida para ser a mãe de Jesus Cristo ainda na adolescência.


Pelo impacto de suas histórias e devoção, Ana e Joaquim foram canonizados pela Igreja Católica no século XVI, recebendo o reconhecimento oficial do papa Paulo VI em relação à data de captação, o dia 26 de julho.


Neste Dia dos Avós, é uma oportunidade para reafirmar o amor e gratidão que temos por esses membros preciosos de nossas famílias. Através das gerações, seus ensinamentos, carinho e experiência são transmitidos, enriquecendo nossas vidas com sabedoria e afeto. Que possamos celebrar essa data com alegria e reconhecimento pelas avós que tanto significam para cada um de nós.


 

Publicidade

 

Comments


bottom of page