top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

  • Foto do escritorOtavio Yagima

Crônica #6 | Amizade: Quando um dos mais belos princípios do homem sobrepõe aos interesses do poder

Atualizado: 31 de out. de 2022



Você já imaginou um computador com memória RAM para 2.048 palavras, HD para armazenamento não volátil de 36 mil palavras, processador de 1 MHz? Pois bem, foi essa incrível máquina que levou 3 homens para LUA pela missão Apollo 11.


Mesmo assim, ele era capaz de alguns recursos importantes, como a capacidade de operar multitarefa para até 8 operações diferentes de maneira simultânea. Também é importante notar que o módulo de comando e o módulo lunar tinham computadores diferentes, e suas funcionalidades permitiriam o retorno à Terra mesmo se o contato com a base fosse interrompido.


Pasmem, cumpriram suas funções com precisão matemática. Foram exatamente 8 dias 3 horas 18 minutos e 35 segundos, tempo que essa missão precisou para ir e voltar da Lua.


Hoje as crianças manipulam celulares com processadores milhares de vezes mais potentes. Os jovens se divertem equipamentos de vídeos games com capacidade operacional que correponde a tudo que NASA tinha na época. Em 1969 não existiam monitores coloridos e nem GPS. A ARPANET, primeira Internet foi criada nesse mesmo ano. Em 1966 foi transmitida primeiras imagens a cores.


Os VERDADERIOS HOMENS são feitos de AÇÃO e CORAGEM. É a confiança que reina numa equipe. É a amizade que predomina a união.


Dentro daquela minúscula capsula Apollo, impulsionado pelo maior e mais poderoso foguete SATURNO-V viveram 3 homens; Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins. Sabemos que Armstrong fez história ao pisar na Lua, mas, sem a dedicação de Buzz Aldrin que permaneceu dentro do módulo lunar e principalmente Michael Collins, “o astronauta esquecido” orbitava no modulo de comando Apollo aguardando o retorno dos outros dois. Sem Michael no comando solitário, Armstrong não realizaria essa marca. Tudo isso foi possível porque entre os 10 mandamentos dos princípios do ser humano, a “AMIZADE”, se destaca com força nessa equipe. E que FORÇA!



Como Kalil Gibran escreveu:


“O seu amigo é a resposta às suas necessidades.


Ele é o seu apoio e seu abrigo.


Quando seu amigo fala livremente, não receie o “não”.



E quando o seu coração está calado não deixe de ouvir o coração dele; pois na amizade, todos os pensamentos, todos os desejos e todas as esperanças nascem e são partilhadas sem palavras e com toque de alegria.


Em homenagem a Michael Collins

(31/10/1930 - 28/04/2021)



bottom of page