Collins, conhecido como o ‘astronauta esquecido’, manteve o módulo de comando voando enquanto Neil Armstrong e Edwin Aldrin caminhavam na lua
Os astronautas Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin Aldrin foram os primeiros a voar para a lua em julho de 1969. Créditos: NASA via Reuters.
O astronauta americano Michael Collins, que fazia parte da tripulação original da Apollo 11 para pousar na lua e manteve o módulo de comando voando enquanto Neil Armstrong e Buzz Aldrin se tornaram os primeiros humanos a andar na lua, morreu aos 90 anos por conta de um câncer, disse sua família ontem Quarta-feira, 28 de abril, 2021.
Ele às vezes era conhecido como o "astronauta esquecido" porque não conseguiu pousar na lua, enquanto Armstrong e Aldrin se tornaram nomes familiares na grande mídia e na sociedade..
Uma declaração do administrador interino da Nasa, Steve Jurczyk, disse: “Hoje a nação perdeu um verdadeiro pioneiro e defensor da exploração pelo astronauta Michael Collins. Como piloto do módulo de comando da Apollo 11 - alguns o chamam de "o homem mais solitário da história" - enquanto seus colegas caminhavam na Lua pela primeira vez, ele ajudou nossa nação a atingir um marco decisivo. Ele também se destacou no Programa Gemini e como piloto da Força Aérea. ”
Armstrong tinha 82 anos quando morreu em 2012. Aldrin ainda está vivo com 91 anos e mora em Nova Jersey, EUA.
Michael Collins. Créditos: Life Magazine via Getty Images.