Cazuza será o grande homenageado do Prêmio da Música Brasileira 2026
- portalneonews
- há 5 dias
- 2 min de leitura
Cazuza foi escolhido por unanimidade pelo Conselho do PMB, que destacou sua coragem, liberdade e legado na música nacional.

(Foto: Divulgação)
Depois da homenagem a Chitãozinho e Xororó em 2025, o Prêmio da Música Brasileira já elegeu o seu grande homenageado da edição do próximo ano: Cazuza. Ícone do rock nacional e símbolo de rebeldia e sensibilidade poética, o cantor e compositor será o centro das celebrações da edição de 2026 do PMB.
A decisão foi tomada durante a mais recente reunião do Conselho do Prêmio, realizada em junho, no Rio de Janeiro. O anúncio foi feito à família do artista em um telefonema coletivo dos conselheiros à mãe de Cazuza, Lucinha Araújo, que recebeu a notícia com entusiasmo.
A escolha de Cazuza foi unânime entre os conselheiros do prêmio, que nesta edição foram: Zé Mauricio Machline, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Zélia Duncan (estreando no Conselho), Karol Conká, Antônio Carlos Miguel e Giovanna Machline.

(Foto: Divulgação)
“Celebrar Cazuza é celebrar a coragem, a liberdade e a potência de uma obra que segue viva e necessária. Sua música e sua poesia atravessaram gerações e continuam a ecoar nas vozes e nos sentimentos de milhões de brasileiros”, destacou Zé Mauricio Machline, criador e diretor do Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira.
Já Gilberto Gil falou com emoção sobre integrar o time que escolheu o homenageado: “Me sinto muito bem fazendo parte deste Conselho. A música sempre esteve no centro da minha vida, e estar ao lado de pessoas tão envolvidas e conscientes da responsabilidade que temos com a cultura brasileira é uma honra.”
A homenagem promete ser um dos pontos altos da próxima edição do PMB, reunindo artistas de diferentes gerações para revisitar a obra atemporal de Cazuza que segue inspirando o Brasil com sua arte ousada, sincera e eternamente relevante.