Cansados dos Apps, Brasileiros Resgatam Encontros no Mundo Real
- Redação neonews
- 12 de jun.
- 1 min de leitura
De vídeos com dicas de flerte offline a corridas em grupo, cresce o movimento de quem busca conexões autênticas longe da lógica dos apps de relacionamento

(Foto: Divulgação)
Cresce o movimento de pessoas frustradas com os aplicativos de relacionamento que estão buscando conexões mais autênticas no mundo real. A publicitária Carolina Barreiros, por exemplo, passou a compartilhar nas redes sociais dicas para conhecer pessoas fora do ambiente virtual, inspirada por séries como Sex and the City. Ela afirma que "essas plataformas até cumprem com o propósito, mas acho que o problema está mais nos usuários."
Outros, como a técnica em enfermagem Morgana Carvalho, também se afastaram dos apps após experiências frustrantes. Estratégias criativas para indicar interesse como correr com meia azul ou usar um abacaxi de cabeça para baixo no carrinho de supermercado têm surgido como alternativas.
Especialistas apontam que o esgotamento dos aplicativos foi intensificado pela pandemia, que evidenciou a solidão e a superficialidade das interações virtuais. A psicanalista Carol Tilkian destaca que "o aplicativo funciona na lógica de 'mercantilização do afeto'" e que a repetição de interações sem profundidade leva ao cansaço emocional.

(Foto: Divulgação)
Ainda assim, ela e outros profissionais não veem o fim dos aplicativos, mas sim a necessidade de um uso mais consciente e menos automático. Conhecer pessoas por interesses em comum, como em corridas ou clubes de leitura, pode ser uma forma mais saudável de se conectar.