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4 erros que líderes podem cometer na comunicação com sua equipe

Apesar do cargo de coordenação e controle, há momentos em que a liderança deve rever suas ações diante do grupo


(Jason Goodman/Reprodução)


É reconhecível que, para ter um ambiente de trabalho amigável, equilibrado e em sintonia, e no qual o desenvolvimento de tarefas flua melhor, é primordial que se tenha uma boa comunicação. E isso não somente entre os funcionários, mas com todos que atuam em algum setor ou projeto, inclusive os líderes.


Estar à frente de uma equipe é uma grande responsabilidade, e caso a pessoa não saiba se comunicar bem, isso pode atrapalhar todo o desenvolvimento do time. Podemos achar que a comunicação é algo simples demais e que não demanda aprimoramento, mas no dia a dia podem surgir momentos em que nos atrapalhamos nela; e não enxergamos os pequenos detalhes que possam melhorar o diálogo e a clareza com os colegas de trabalho.




Para ser um bom líder, uma comunicação clara e objetiva é necessária, assim como fornecer feedback para a equipe; além de criar vínculos saudáveis com os liderados e o corpo de trabalho como um todo.


Na busca por tais objetivos, confira abaixo quatro erros comuns de serem cometidos por líderes, e que podem atrapalhar nas relações interpessoais da vida profissional:


1º. Achar que apenas passar uma informação é se comunicar:


Muitos líderes cometem o erro de simplesmente jogar informações para a equipe, e simplesmente reclamar que não houveram resultados positivos diante do que fora pedido. Isso ocorre pois o líder não interagiu de fato com os funcionários, e não se atentou às reações verbais e não verbais do time. Estabelecer uma comunicação com os trabalhadores de sua empresa não se resume a apenas dar ordens.


2º. Não entender o que é ser cordial na comunicação:


Além disso, comunicação vai além de falar com clareza. A comunicação engloba o “bom dia, tudo bem?”, o aperto de mão, o tempo no qual você se dedica a conversar com alguém etc. Quando o líder reconhece o poder presente nos pequenos detalhes, tal pessoa notará como o ambiente de trabalho se tornará mais leve e interativo entre os membros do time.



3º. Esquecer de adaptar o discurso:


Ás vezes, na hora de dar um feedback a um membro da equipe, o líder pode esquecer de manter-se neutro e focado em seu discurso. Com isso, é preciso compreender que há momentos e formas certas de falar com cada pessoa presente num mesmo ambiente. Somos indivíduos, cada um reage de uma forma e é necessário adaptar o discurso, e a maneira de falar com pessoas diversas que trabalham com você.


4º. Achar que somente o líder pode falar dar opiniões:


Muitos líderes adoram falar, mas muitos também não fazem perguntas instigantes ou ouvem aquilo que a equipe tem a dizer. É preciso aprender a escutar, dar espaço para que outros possam expressar opiniões e até críticas. De um bom diálogo podem surgir ideias boas que merecerão ser colocadas em práticas.


Então, o que achou das dicas do post?



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