top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

Foto do escritorRedação neonews

WandaVision teve seus figurantes escaneados para reprodução por IA

Os próprios figurantes fizeram a revelação e a Disney não apresentou nenhum contrato detalhado


Gustavo comemorando a liderança

(Foto: Divulgação)


A Disney e o Marvel Studios escanearam por completo os corpos e rostos dos figurantes de WandaVision para poder usar as aparências dos atores em futuros projetos. Alexandra Rubacalba, uma das figurantes da série, denunciou o ato ao NPR.


A atriz contou que foi chamada para um trailer e lá várias expressões e movimentos foram registrados por uma série de câmeras. O processo durou um total de 15 minutos e todos os outros figurantes que estavam trabalhando naquele dia tiveram que participar.


Rubacalba tem como objeção que a Disney não proveu nenhum tipo de informação sobre como e onde a sua aparência seria usada no futuro. Nenhum contrato foi apresentado a ela, e ela não recebeu nenhum adiconal além do pagamento diário mínimo dos figurantes, de US$ 187.


"E se eu não quiser aparecer em MarioVision, ou SarahVision?", ironiza a figurante. "O meu medo é que a inteligência artificial um dia substitua completamente os figurantes. Eles não vão mais precisar de nós."


O uso de inteligência artificial no lugar dos figurantes é um dos principais temas de discordância entre o SAG-AFTRA e o AMPTP. O primeiro propõe que os estúdios peçam permissão aos atores escaneados por cada uso de suas imagens em cena, enquanto o segundo diz que um único contrato oferecendo permissão do uso de imagem seria o suficiente para qualquer uso futuro.


WandaVision está disponível para reprodução no Disney+.


 

Publicidade

 

bottom of page