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Veja o motivo do endomarketing ser indispensável no mundo empresarial

Atualizado: 22 de set. de 2021

O marketing interno faz parte da fórmula do sucesso empresarial



O marketing é uma das principais áreas para o crescimento e o sucesso das empresas no mundo corporativo. Conseguir expor ao público os valores e missão da empresa ligando-os ao seu produto é crucial para as vendas e, consequentemente para a estabilidade da corporação. Mas há tempos o marketing não pode ocorrer apenas para os clientes convencionais. Ele deve ser utilizado também internamente da empresa.



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O conceito de Endomarketing foi definido pela primeira vez em 1995, por Saul Bekin, ao descrever episódio em que, enquanto gerente de uma multinacional na década de 70, notou que os funcionários da organização mal conheciam a empresa em que trabalhavam. Sendo assim, seguindo a definição de interioridade do prefixo "endo", surge a ideia da atuação do marketing na parte interna da empresa, ou seja, o marketing sendo aplicado para os funcionários.





A ferramenta do marketing interno propõe a integração dos empregados com a empresa em que trabalham, colocando seus empregados como o "rosto" da corporação, assim, eles que irão transparecer a missão, os valores e a visão da empresa. O funcionário se torna o primeiro cliente da instituição, logo, a motivação do mesmo se torna prioridade para a produtividade e para a divulgação da empresa em âmbito social, através do próprio contratado.


Visando a produtividade, a empresa busca entender os pontos que influenciam no comprometimento, esforço, motivação e criatividade de seus funcionários e busca assegurar-lhes dignidade, responsabilidade e liberdade de iniciativa. Segundo pesquisa da Aon, multinacional britânica, na América Latina, o reconhecimento é o segundo maior fator que contribui para o engajamento de um colaborador com a empresa, em que instituições que possuem programas de reconhecimento ao funcionário possuem 31% menos demissões voluntárias.





Outra parte essencial para o sucesso do Endomarketing, é a comunicação interna da instituição, mantendo uma constante via de mão dupla entre empresa e colaboradores. A empresa deve fazer com que seus funcionários entendam seus objetivos e como os resultados obtidos são fruto do trabalho feito pelo contratado, assim como deve haver meios para que o colaborador possa dar seu feedback para a empresa.



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Hoje, o capital humano é tão importante, quando não, ainda mais importante, que o produto oferecido por uma empresa. Desta forma, manter o funcionário satisfeito é de extrema importância para que os clientes fiquem satisfeitos. O reconhecimento dos empregados e a comunicação objetiva e amistosa são chaves para o bom relacionamento empresarial, resultando no crescimento do profissional e da empresa.



*Conteudo patrocinado pela neoCompany