Twenty One Pilots anuncia “Breach” | Novo álbum encerrará saga conceitual que atravessa uma década
- Redação neonews
- há 16 horas
- 2 min de leitura
Primeiro single “The Contract” de Twenty One Pilots chega em junho e álbum será lançado em setembro de 2025

(Foto: Divulgação)
Em um anúncio inesperado, Twenty One Pilots, banda estadunidense formada por Tyler Joseph e Josh Dun, revelou seu oitavo disco de estúdio, intitulado Breach, com lançamento previsto ainda para 2025. A novidade foi divulgada justamente no aniversário de quatro anos de Scaled and Icy (2021), um dos marcos na trajetória conceitual do grupo.
Coincidentemente (ou será que não?), a revelação do novo trabalho, que será lançado em algum momento de setembro, aconteceu no aniversário de quatro anos de Scaled and Icy (2021), sexto álbum do grupo. A banda também já confirmou a data de estreia do primeiro single desta nova era: “Nosso novo álbum Breach será lançado em setembro. A primeira música, 'The Contract', sai em 12 de junho”, escreveu Twenty One Pilots.
E, como não poderia faltar, a enigmática assinatura que alimenta a mitologia construída pelos músicos há quase uma década: “Olá, Clancy. Olá, Blurryface. Vamos terminar isso”. Mas afinal, o que significa esse “vamos terminar isso”?
Desde Blurryface (2015), Twenty One Pilots vem desenvolvendo uma narrativa complexa em seus álbuns. “Blurryface é o nome atribuído a um personagem que representa as inseguranças do cantor”. Essa personificação deu início a uma saga que se expandiu em Trench (2018), onde a banda criou um universo fictício: “Em Trench, a banda expandiu a trama: Blurryface seria um dos nove Bispos de uma cidade autoritária chamada Dema, onde existem diversos prisioneiros. O nome do disco é a região onde ficam os Banditos, representação dos fãs e família que lutam contra os ditadores”.
Mais do que uma metáfora, essa narrativa sempre refletiu as lutas internas de Tyler e Josh, “em uma tentativa de trazer para sua música as impressões sobre a complexidade da luta contra a depressão”. A sequência se manteve no álbum Scaled and Icy, com uma guinada estética: “Em Scaled and Icy, Tyler fez um disco voltado para o pop porque, na narrativa, o vocalista foi capturado pelos Bispos para fazer músicas mais genéricas”.
Com Clancy (2024), a história avançou para o confronto direto contra os vilões que habitam esse universo simbólico: “Já Clancy acompanha a luta dos artistas contra Dema”. Agora, com Breach, a promessa é de um encerramento épico para essa saga de dez anos. “Então, Breach encerrará oficialmente esta história que dura 10 anos”.
O que esperar desse álbum? Se o passado serve de guia, certamente mais do que músicas: uma narrativa densa, metáforas sobre saúde mental e um convite para os fãs mergulharem, mais uma vez, na mente criativa de Twenty One Pilots.