Toyota Desafia Alemães com Motor 2.0 Turbo de Mais de 400 cv
- Redação neonews
- 18 de jan.
- 2 min de leitura
Inovação da Toyota promete mexer com o mercado esportivo global

(Foto: Divulgação)
A Toyota surpreendeu o mundo automotivo ao apresentar seu mais recente desenvolvimento: um motor 2.0 turbo, batizado de “G20E”, projetado para rivalizar com as potências alemãs como Mercedes-AMG, Audi Sport e BMW M. A promessa de um propulsor mais potente do mundo dentro de sua categoria está abrindo um novo capítulo para a montadora japonesa.
Desenvolvido pela renomada divisão Gazoo Racing, o “G20E” é descrito como um motor capaz de ultrapassar os 400 cv, com torque estimado em impressionantes 51 kgfm. A revelação aconteceu durante o Salão do Automóvel de Tóquio 2025, com Hiroki Nakajima, diretor de tecnologia da Toyota, compartilhando detalhes e estratégias por trás do projeto. Um GR Yaris especialmente modificado foi utilizado como “mula de testes”, servindo como plataforma para o desenvolvimento deste avanço.

(Foto: Divulgação)
Embora os números oficiais de desempenho ainda não tenham sido divulgados, fontes internas e jornalistas japoneses presentes no evento relatam que o novo motor entraria no seleto grupo dos 2.0 turbo mais potentes do mercado, desafiando o M139 da AMG (421 cv) e o C63 (476 cv). Nakajima sugeriu, inclusive, que a potência final poderá superar as expectativas.
Um dos destaques do “G20E” é sua versatilidade: o motor foi projetado para montagem transversal ou longitudinal, ampliando as possibilidades de aplicação nos modelos esportivos da Toyota. “Isso abre caminho para inovações no Supra, que pode finalmente ganhar um propulsor desenvolvido em casa, em vez do atual motor B48 fornecido pela BMW”, sugerem analistas do setor.

(Foto: Divulgação)
O motor “G20E” não está destinado apenas ao GR Supra. Rumores apontam que clássicos como o Celica e o MR2 podem retornar, marcando o renascimento de modelos que fizeram história no automobilismo e no coração dos entusiastas. Hoje, o ênfase está no 1.6 turbo de três cilindros que equipa os modelos GR Yaris e GR Corolla, mas o “G20E” poderá se tornar o novo carro-chefe da divisão esportiva.
Até mesmo a Lexus, marca de luxo da Toyota, deverá adotar a nova tecnologia. Especula-se que o motor equipará o “LFR”, supercarro já aguardado com altas expectativas no mercado de veículos premium. Este modelo pode vir com motor V8 biturbo, combinando performances de ponta com o avanço tecnológico do “G20E”.
Com este novo propulsor, a Toyota reafirma sua capacidade de desafiar tradições e expandir os limites do possível no mercado automotivo. Ao colocar em jogo potência, desempenho e inovação, o “G20E” está preparado para encarar os gigantes alemães e elevar o prestígio da marca japonesa nos esportivos globais.