top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

  • Foto do escritorRedação neonews

Setembro Amarelo: Filmes para entender a importância da data



Setembro é o mês marcado pela renovação, seja pelo vento derrubando as folhas das árvores anunciando o inicio da primavera, ou pelas distintas mudanças que ocorrem em nossas vidas que nos fazem refletir sobre o nosso lugar no mundo.


Mesmo com a correria do dia a dia, devemos fazer uma pausa e lembrar da importância de estar com uma boa saúde mental. O objetivo da campanha é levar a sociedade a refletir sobre o tema, de forma a melhorar sua qualidade de vida. Por isso é importante saber também de onde surgiu o movimento do setembro amarelo.


Em 1994, um jovem de 17 anos cometeu suicídio nos Estados Unidos, em seu fusca amarelo, após ter restaurado-o. No velório, os pais do jovem distribuíram fitas amarelas com a frase “se precisar, peça ajuda”, bordão que logo ficou famoso para a prevenção.



Desde o dia 10 de setembro de 2003, é considerado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e a Organização Mundial da Saúde, como o dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Vale ressaltar que essa é a única forma de morte que não reduziu em número nos últimos 50 anos.


Por isso, o Setembro Amarelo, busca abrir mais espaço para discutir a saúde mental e todas as questões psicológicas dos seres humanos. E uma forma de se aproximar mais dessa temática e criar laços afetivos com a vida são os filmes.


Pensando nisso, o PortalNeoNews separou alguns filmes que poderão fazer você ter novas perspectivas sobre a vida:



01 - A PONTE:


Um filme de Eric Steel. A ponte Golden Gate, que corta a baía de São Francisco, é um grande ponto turístico americano. Mas é também o lugar do mundo com o maior índice de suicídios. O diretor registrou diariamente, em 2004, a rotina sinistra do cartão-postal. Além do movimento de carros, pedestres e turistas, ele flagrou mais de 20 suicídios. No filme ele flagra pessoas subindo no parapeito da ponte e se atirando. Além de filmar o ato, o diretor foi atrás de depoimentos de familiares e amigos dos suicidas para tentar entender os motivos de tal atitude.



02 – POR LUGARES INCRÍVEIS:


Estrelado por Elle Fanning e Justice Smith, longa em cartaz na Netflix aborda temas delicados como depressão, morte e saúde mental dos jovens. Dois adolescentes estão passando por momentos difíceis e acabam criando um forte laço quando embarcam em uma jornada transformadora para visitar as maravilhas do estado de Indiana, nos Estados Unidos. Trama foi adaptada do best-seller de Jennifer Niven. Por lugares incríveis (Netflix) é bem mais do que um filme para – e sobre – adolescentes.



03 – UM NOVO DESPERTAR:


Walter Black é um pai que sofre de depressão e, em meio a uma séria crise de meia idade, ele encontra esperança através de um fantoche de castor que trata como se fosse real.



04 – O LADO BOM DA VIDA:


Por conta de algumas atitudes erradas que deixaram as pessoas de seu trabalho assustadas, Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) perdeu quase tudo na vida: sua casa, o emprego e o casamento. Depois de passar um tempo internado em um sanatório, ele acaba saindo de lá para voltar a morar com os pais. Decidido a reconstruir sua vida, ele acredita ser possível passar por cima de todos os problemas do passado recente e até reconquistar a ex-esposa. Embora seu temperamento ainda inspire cuidados, um casal amigo o convida para jantar e nesta noite ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma mulher também problemática que poderá provocar mudanças significativas em seus planos futuros.





05 – AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL:


Charlie (Logan Lerman) é um jovem que tem dificuldades para interagir em sua nova escola. Com os nervos à flor da pele, ele se sente deslocado no ambiente. Seu professor de literatura, no entanto, acredita nele e o vê como um gênio. Mas Charlie continua a pensar pouco de si... até o dia em que dois amigos, Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson), passam a andar com ele.



06 – O MÍNIMO PARA VIVER:


Uma jovem (Lily Collins) está lidando com um problema que afeta muitos jovens no mundo: a anorexia. Sem perspectivas de se livrar da doença e ter uma vida feliz e saudável, a moça passa os dias sem esperança. Porém, quando ela encontra um médico (Keanu Reeves) não convencional que a desafia a enfrentar sua condição e abraçar a vida, tudo pode mudar.




07 – BELEZA OCULTA:


Howard entra em depressão após uma tragédia pessoal e passa a escrever cartas para a Morte, o Tempo e o Amor, algo que preocupa seus amigos. Mas o que parece impossível se torna realidade quando estas três partes do universo decidem responder. Morte, Tempo e Amor tentam agora ensinar o valor da vida para Howard.



08 – PIECES OF A WOMAN:


Pieces of a Woman é a jornada emocional de uma mãe que acaba de perder seu bebê. Diante dessa perda, ela terá que lidar com as consequências que seu luto tem nas relações com o marido e a mãe, lutando para que seu mundo não desabe por completo.



09 – 13 REASONS WHY:


Apesar dessa série trazer grandes polêmicas pela forma como trata o suicido ao longo da história, ela sem dúvidas nos mostra como o suicídio afeta as pessoas ao redor. Hannah Baker se suicida, deixando 7 fitas onde enumera 13 razões que a levaram à morte. Clay, seu colega de trabalho e de turma, recebe uma encomenda no correio e começa a escutar as gravações. Junto com Clay, o público vai descobrindo as situações que Hannah enfrentava desde que chegou na cidade.



10 – BOJACK HORSEMAN:


Não se deixe enganar por essa série só por ser desenho animado. Ela trata sobre a crise existencial de BoJack (Will Arnett), um decadente cavalo que trabalha na TV. Uma estrela já esquecida de um seriado da década de 1990 chamado Horsin' Around, ele disfarça sua baixa auto-estima com uísque e relações fracassadas.



Quer ficar por dentro de várias notícias sobre a cultura pop e o mundo da tecnologia? Acesse o canal do Portal neoNews no Telegram!

bottom of page