• Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
 

Setembro Amarelo: Filmes para entender a importância da data



Setembro é o mês marcado pela renovação, seja pelo vento derrubando as folhas das árvores anunciando o inicio da primavera, ou pelas distintas mudanças que ocorrem em nossas vidas que nos fazem refletir sobre o nosso lugar no mundo.


Mesmo com a correria do dia a dia, devemos fazer uma pausa e lembrar da importância de estar com uma boa saúde mental. O objetivo da campanha é levar a sociedade a refletir sobre o tema, de forma a melhorar sua qualidade de vida. Por isso é importante saber também de onde surgiu o movimento do setembro amarelo.


Em 1994, um jovem de 17 anos cometeu suicídio nos Estados Unidos, em seu fusca amarelo, após ter restaurado-o. No velório, os pais do jovem distribuíram fitas amarelas com a frase “se precisar, peça ajuda”, bordão que logo ficou famoso para a prevenção.



Desde o dia 10 de setembro de 2003, é considerado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e a Organização Mundial da Saúde, como o dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Vale ressaltar que essa é a única forma de morte que não reduziu em número nos últimos 50 anos.


Por isso, o Setembro Amarelo, busca abrir mais espaço para discutir a saúde mental e todas as questões psicológicas dos seres humanos. E uma forma de se aproximar mais dessa temática e criar laços afetivos com a vida são os filmes.


Pensando nisso, o PortalNeoNews separou alguns filmes que poderão fazer você ter novas perspectivas sobre a vida:



01 - A PONTE:


Um filme de Eric Steel. A ponte Golden Gate, que corta a baía de São Francisco, é um grande ponto turístico americano. Mas é também o lugar do mundo com o maior índice de suicídios. O diretor registrou diariamente, em 2004, a rotina sinistra do cartão-postal. Além do movimento de carros, pedestres e turistas, ele flagrou mais de 20 suicídios. No filme ele flagra pessoas subindo no parapeito da ponte e se atirando. Além de filmar o ato, o diretor foi atrás de depoimentos de familiares e amigos dos suicidas para tentar entender os motivos de tal atitude.



02 – POR LUGARES INCRÍVEIS:


Estrelado por Elle Fanning e Justice Smith, longa em cartaz na Netflix aborda temas delicados como depressão, morte e saúde mental dos jovens. Dois adolescentes estão passando por momentos difíceis e acabam criando um forte laço quando embarcam em uma jornada transformadora para visitar as maravilhas do estado de Indiana, nos Estados Unidos. Trama foi adaptada do best-seller de Jennifer Niven. Por lugares incríveis (Netflix) é bem mais do que um filme para – e sobre – adolescentes.



03 – UM NOVO DESPERTAR:


Walter Black é um pai que sofre de depressão e, em meio a uma séria crise de meia idade, ele encontra esperança através de um fantoche de castor que trata como se fosse real.



04 – O LADO BOM DA VIDA:


Por conta de algumas atitudes erradas que deixaram as pessoas de seu trabalho assustadas, Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) perdeu quase tudo na vida: sua casa, o emprego e o casamento. Depois de passar um tempo internado em um sanatório, ele acaba saindo de lá para voltar a morar com os pais. Decidido a reconstruir sua vida, ele acredita ser possível passar por cima de todos os problemas do passado recente e até reconquistar a ex-esposa. Embora seu temperamento ainda inspire cuidados, um casal amigo o convida para jantar e nesta noite ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma mulher também problemática que poderá provocar mudanças significativas em seus planos futuros.





05 – AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL:


Charlie (Logan Lerman) é um jovem que tem dificuldades para interagir em sua nova escola. Com os nervos à flor da pele, ele se sente deslocado no ambiente. Seu professor de literatura, no entanto, acredita nele e o vê como um gênio. Mas Charlie continua a pensar pouco de si... até o dia em que dois amigos, Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson), passam a andar com ele.



06 – O MÍNIMO PARA VIVER:


Uma jovem (Lily Collins) está lidando com um problema que afeta muitos jovens no mundo: a anorexia. Sem perspectivas de se livrar da doença e ter uma vida feliz e saudável, a moça passa os dias sem esperança. Porém, quando ela encontra um médico (Keanu Reeves) não convencional que a desafia a enfrentar sua condição e abraçar a vida, tudo pode mudar.




07 – BELEZA OCULTA:


Howard entra em depressão após uma tragédia pessoal e passa a escrever cartas para a Morte, o Tempo e o Amor, algo que preocupa seus amigos. Mas o que parece impossível se torna realidade quando estas três partes do universo decidem responder. Morte, Tempo e Amor tentam agora ensinar o valor da vida para Howard.



08 – PIECES OF A WOMAN:


Pieces of a Woman é a jornada emocional de uma mãe que acaba de perder seu bebê. Diante dessa perda, ela terá que lidar com as consequências que seu luto tem nas relações com o marido e a mãe, lutando para que seu mundo não desabe por completo.



09 – 13 REASONS WHY:


Apesar dessa série trazer grandes polêmicas pela forma como trata o suicido ao longo da história, ela sem dúvidas nos mostra como o suicídio afeta as pessoas ao redor. Hannah Baker se suicida, deixando 7 fitas onde enumera 13 razões que a levaram