top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

Foto do escritorRedação neonews

Sentado por Longas Horas? Seu Coração Pode Estar em Risco

Estudo mostra como longos períodos sentado podem aumentar chances de insuficiência cardíaca e morte cardiovascular, mesmo para os mais ativos


Estudo mostra como longos períodos sentado podem aumentar chances de insuficiência cardíaca e morte cardiovascular, mesmo para os mais ativos
Sentado por Longas Horas

(Foto: Divulgação)


Passar horas a fio sentado é parte da rotina de muitas pessoas, especialmente para quem trabalha em escritórios ou utiliza transporte por longos períodos. No entanto, uma nova pesquisa alerta: “Sentar por mais de 10 horas e meia por dia pode aumentar o risco de insuficiência cardíaca e morte cardiovascular, mesmo para pessoas que praticam a quantidade de exercícios recomendados por médicos.”


Publicado no JACC (Journal of the American College of Cardiology) e apresentado na American Heart Association 2024, o estudo analisou dados de quase 90 mil pessoas do banco de dados do Reino Unido, UK Biobank. A média de idade dos participantes era 62 anos, e eles foram acompanhados por oito anos, com dispositivos de pulso monitorando seus movimentos diários.


Os resultados revelaram que cerca de 5% desenvolveram fibrilação atrial, 2,1% apresentaram insuficiência cardíaca, quase 2% tiveram infarto do miocárdio, e menos de 1% morreram por causas cardiovasculares.


O dado mais preocupante? “O risco de insuficiência cardíaca ou morte cardiovascular era baixo até que os indivíduos ultrapassassem 10 horas e meia sentados por dia. Após esse limite, a chance de desenvolver esses problemas aumentou significativamente.”


Mesmo para quem realiza as recomendadas 150 minutos semanais de atividade física moderada a vigorosa, o risco cardiovascular não é totalmente eliminado. Ao analisar o risco de insuficiência cardíaca e morte cardiovascular, mesmo aqueles que praticavam a quantidade recomendada de atividade física semanal apresentaram uma maior probabilidade de desenvolver essas condições.”


Dicas práticas para evitar os danos do comportamento sedentário incluem:

  • Fazer pausas para caminhar: Após algumas horas sentado, levante-se e movimente-se.

  • Mesas ajustáveis: Considere usar mesas que permitam trabalhar em pé.

  • Ative lembretes: Relógios inteligentes podem avisar quando é hora de se movimentar.

  • Snacks de atividade: Breves períodos de exercício, como subir escadas ou fazer flexões, ajudam a manter o coração ativo.


Como alerta o cardiologista Christopher Berg:"Embora o exercício ajude, ele não pode anular completamente os danos de um estilo de vida sedentário. Por isso, a melhor opção é adotar hábitos mais saudáveis, como uma alimentação adequada e regulação do sono."


Estudo mostra como longos períodos sentado podem aumentar chances de insuficiência cardíaca e morte cardiovascular, mesmo para os mais ativos
Sentado por Longas Horas

(Foto: Divulgação)


Mais do que um risco para o coração, o sedentarismo pode estar relacionado a outras condições de saúde, e os cientistas planejam continuar investigando seus efeitos a longo prazo. Adotar medidas preventivas é essencial para proteger o coração e viver com mais qualidade.



 

bottom of page