top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

  • Foto do escritorRedação neonews

Primeira cirurgia do mundo contra diabetes realizada por meio de robôs é feita no Brasil

O equipamento robótico oferece ao cirurgião uma imagem 3D com ampliação de até 20 vezes



Antes considerada incurável, o tratamento para diabetes tipo 2 atingiu um novo estágio, com a primeira cirurgia feita por meio de robôs do mundo realizada, no início do mês de julho, e aqui no Brasil.





O procedimento ocorreu no Paraná, e foi realizada pelo médico cirurgião do aparelho digestivo Dr. Alcides Branco, que comentou: "O objetivo maior da cirurgia do diabetes é estimular o pâncreas a produzir insulina. Ele [o paciente] também tinha uma obesidade característica da Síndrome Metabólica, com acúmulo de gordura visceral. A luta contra o diabetes é desigual. Ele estava se cuidando com dieta, comprimidos e insulina sem resultado. A cirurgia metabólica é uma excelente ferramenta para ajudar a salvar essas pessoas"


A cirurgia foi realizada com o cirurgião controlando quatro braços mecânicos articulados (em até 360º) de um robô, na qual estavam com instrumentos médicos acoplados. Essa maneira permite que o médico tenha acesso a imagens em 3D, e ampliadas em até 20 vezes. Tudo isso oferece uma melhor eficácia e recuperação.





Antes de se submeter a cirurgia, o paciente conta que mesmo com medicamentos e insulina de alta qualidade sua glicemia não abaixava, e que temia sofrer alguma complicação grave, como perda de membro, órgãos e cegueira. Para a realização da cirurgia teve que passar por uma bateria de exames para certificar que estava apto para a realização da operação.


Após o procedimento, ele saiu do hospital já sem necessitar do uso de insulina.














Tags:

bottom of page