• Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
 
Publicidade

Primeira cirurgia do mundo contra diabetes realizada por meio de robôs é feita no Brasil

O equipamento robótico oferece ao cirurgião uma imagem 3D com ampliação de até 20 vezes



Antes considerada incurável, o tratamento para diabetes tipo 2 atingiu um novo estágio, com a primeira cirurgia feita por meio de robôs do mundo realizada, no início do mês de julho, e aqui no Brasil.





O procedimento ocorreu no Paraná, e foi realizada pelo médico cirurgião do aparelho digestivo Dr. Alcides Branco, que comentou: "O objetivo maior da cirurgia do diabetes é estimular o pâncreas a produzir insulina. Ele [o paciente] também tinha uma obesidade característica da Síndrome Metabólica, com acúmulo de gordura visceral. A luta contra o diabetes é desigual. Ele estava se cuidando com dieta, comprimidos e insulina sem resultado. A cirurgia metabólica é uma excelente ferramenta para ajudar a salvar essas pessoas"


A cirurgia foi realizada com o cirurgião controlando quatro braços mecânicos articulados (em até 360º) de um robô, na qual estavam com instrumentos médicos acoplados. Essa maneira permite que o médico tenha acesso a imagens em 3D, e ampliadas em até 20 vezes. Tudo isso oferece uma melhor eficácia e recuperação.





Antes de se submeter a cirurgia, o paciente conta que mesmo com medicamentos e insulina de alta qualidade sua glicemia não abaixava, e que temia sofrer alguma complicação grave, como perda de membro, órgãos e cegueira. Para a realização da cirurgia teve que passar por uma bateria de exames para certificar que estava apto para a realização da operação.


Após o procedimento, ele saiu do hospital já sem necessitar do uso de insulina.



Fonte: Olhar Digital












Tags: