top of page
  • Instagram
  • X
  • LinkedIn

Por que o celular não funciona direito no elevador?

  • Foto do escritor: Redação neonews
    Redação neonews
  • 28 de jan.
  • 2 min de leitura

Entenda a explicação científica para o sinal fraco no elevador e como a "gaiola de Faraday" interfere nas conexões móveis


Entenda a explicação científica para o sinal fraco no elevador e como a "gaiola de Faraday" interfere nas conexões móveis
Elevador

(Foto: Divulgação)


Você provavelmente já passou pela frustração de tentar usar o celular enquanto está dentro de um elevador e não conseguiu realizar a tarefa desejada. Aquele momento em que você precisa fazer uma ligação urgente, responder uma mensagem importante ou acessar algo no celular, mas simplesmente não consegue. Isso acontece com mais frequência do que gostaríamos de admitir, e muitos podem nem imaginar o motivo. A explicação para esse fenômeno, no entanto, tem uma base científica que é interessante e lógica.


O conceito que explica o comportamento do celular dentro do elevador remete à ideia de uma "gaiola de Faraday". Criada pelo físico Michael Faraday em 1836, essa estrutura serve para proteger contra interferências eletromagnéticas. Ela é composta por um material condutor, geralmente metal, que impede a passagem de sinais elétricos e radiações. A maneira mais simples de entender a gaiola de Faraday é compará-la a um guarda-chuva, que desvia a água para os lados, mantendo quem está embaixo seco.


Elevadores, de acordo com o professor Luiz Cezar Trintinalia, do Departamento de Engenharia de Telecomunicações da USP, agem de forma semelhante a uma gaiola de Faraday. A estrutura metálica do elevador impede que as ondas de rádio, responsáveis pela comunicação entre o celular e as torres de telefonia, alcancem o aparelho. "A blindagem só não é perfeita devido às frestas na estrutura do elevador, e o seu movimento pode fazer o sinal oscilar um pouco ao longo dos andares do prédio – tornando-o, às vezes, fraco demais para a recepção de sinais de telefonia ou de Wi-Fi", explica o professor.


Entenda a explicação científica para o sinal fraco no elevador e como a "gaiola de Faraday" interfere nas conexões móveis
Elevador

(Foto: Divulgação)


Os metais, por sua vez, têm uma propriedade que faz com que os sinais de rádio sejam desviados. Eles são formados por átomos com elétrons livres que circulam rapidamente entre eles. Quando uma onda eletromagnética, como o sinal do celular, tenta atravessar o metal, ela acaba sendo absorvida ou refletida pelos elétrons, não conseguindo alcançar o aparelho. Isso resulta na perda de sinal que muitos experimentam dentro de elevadores.


O motivo pelo qual o celular não funciona corretamente no elevador é que o próprio ambiente do elevador age como uma "gaiola de Faraday", bloqueando as ondas de radiofrequência que o aparelho necessita para se comunicar com as torres de telefonia. Isso explica por que o celular funciona normalmente quando a porta do elevador está aberta, mas o sinal é perdido quando ela se fecha.


Se você já passou por essa situação, agora tem uma explicação científica para o fenômeno – e também pode entender melhor como a interação entre sinais de rádio e o ambiente ao nosso redor afeta o funcionamento do nosso dispositivo tão essencial no dia a dia.



 

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

  • Instagram
  • X
  • LinkedIn
bottom of page