O Peso de Ser Mãe | Por Trás do Superpoder, Existem os Vilões da Mente
- Redação neonews
- há 3 dias
- 1 min de leitura
Ser mãe é, sem dúvida, uma grande conquista. Mas por trás da força, dedicação e amor incondicional, muitas mães podem estar enfrentando vilões invisíveis que afetam sua saúde mental

(Foto: Divulgação)
A cobrança pela perfeição, a exaustão emocional e a sobrecarga mental muitas vezes ficam camufladas atrás de um sorriso. Algumas sentem constantemente que não estão fazendo o suficiente: não conseguem ser totalmente presentes com os filhos, sentem que as vezes não gerenciam o trabalho e a casa como gostariam, ou sentem que o tempo para si mesmas está cada vez mais escasso. Esse sentimento se transforma em um peso difícil de carregar.
Sem falar da solidão emocional. Mesmo rodeadas de familiares, algumas mães se sentem isoladas, incapazes de dividir suas inseguranças e desafios por medo de serem julgadas. Esse isolamento pode gerar frustração e sobrecarga, pois não é fácil lidar com tantas responsabilidades sozinha.
Romper o silêncio dessa autocobrança e buscar apoio emocional é fundamental. Mães não precisam ser perfeitas para serem incríveis. O superpoder de ser mãe deve vir acompanhado de autocuidado, empatia e perdão. Elas também precisam de tempo para descansar e se cuidar, e é preciso reconhecer que o apoio da comunidade é essencial para aliviar esse peso.
Neste Dia das Mães, além de celebrar as vitórias visíveis, devemos reconhecer os vilões invisíveis que muitas mães enfrentam. Elas também merecem ser cuidadas, apoiadas e, acima de tudo, amadas e acolhidas todos os dias.