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O IPVA mais caro do Brasil em 2025 | Ferrari LaFerrari de Goiás lidera o ranking

  • Foto do escritor: Redação neonews
    Redação neonews
  • 29 de jan.
  • 2 min de leitura

Superesportivo híbrido da Ferrari tem imposto de R$ 1,2 milhão, valor suficiente para comprar um Porsche 911 Carrera GTS


Ferrari LaFerrari
Ferrari LaFerrari

(Foto: Divulgação)


O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 já tem um recordista absoluto: uma Ferrari híbrida registrada no estado de Goiás. O proprietário do superesportivo italiano precisará desembolsar impressionantes R$ 1.200.738 para regularizar o veículo no início do ano, conforme noticiado pelo g1 na segunda-feira (27).


O modelo em questão é uma LaFerrari, um dos carros mais exclusivos já produzidos pela marca de Maranello. Fabricada entre 2013 e 2018, essa máquina de alto desempenho é atualmente avaliada em R$ 34,8 milhões, valor que justifica o imposto astronômico.


A potência por trás do imposto milionário


A LaFerrari foi o primeiro carro híbrido da Ferrari e combina um motor V12 a combustão de 6,3 litros com um propulsor elétrico. Esse conjunto mecânico não só reduz o consumo de combustível em até 40%, mas também entrega um desempenho impressionante: 950 cavalos de potência e uma velocidade máxima de 350 km/h.


O valor do IPVA cobrado pela Ferrari LaFerrari é tão alto que, com essa quantia, seria possível comprar um Porsche 911 Carrera GTS Cabriolet 2025 zero quilômetro, que custa cerca de R$ 1,2 milhão. Outra possibilidade seria investir um pouco mais – cerca de R$ 300 mil adicionais – e importar uma Tesla Cybertruck, a aguardada picape elétrica da montadora de Elon Musk.


Porsche 911 Carrera GTS
Porsche 911 Carrera GTS

(Foto: Divulgação)


Como o IPVA é calculado?


O IPVA é um imposto estadual, cobrado anualmente com base no valor venal do veículo, ou seja, seu preço médio de mercado. Quanto mais caro o carro, maior o imposto. Além disso, cada estado define uma alíquota específica, que pode variar entre 1% e 4% sobre o valor do veículo. Essa variação explica por que modelos iguais podem ter valores diferentes de IPVA dependendo do local de registro.


Além das diferenças nas alíquotas, algumas regras de isenção também variam de estado para estado. Em São Paulo, por exemplo, veículos com mais de 20 anos de fabricação não precisam pagar o tributo. Além disso, carros movidos a hidrogênio, híbridos com motor elétrico e motores a combustão flex movidos a etanol também são isentos do imposto no estado.


O peso da exclusividade


A Ferrari LaFerrari é um modelo raro, com produção limitada a apenas 499 unidades para o mercado geral, além de uma unidade extra doada ao Vaticano. No Brasil, apenas algumas dessas máquinas circulam, e seu valor de mercado segue aumentando, o que impacta diretamente o IPVA cobrado ano após ano.


Ferrari LaFerrari
Ferrari LaFerrari

(Foto: Divulgação)


O alto custo de impostos para veículos de luxo sempre gera debates sobre tributação no Brasil. No entanto, para os entusiastas e colecionadores de superesportivos, o preço da exclusividade parece não ser um obstáculo. Afinal, quem pode pagar R$ 34,8 milhões por uma Ferrari provavelmente não se abala com um IPVA de R$ 1,2 milhão.


 

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