top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

  • Foto do escritorneo Thiago

Novembro Azul: campanhas de prevenção da saúde masculina acontecem em mais de 20 países

Saiba como surgiu o mês comemorativo, e quais ações são realizadas para combater o câncer de próstata



Com a chegada do mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos das cidades são decorados para chamar a atenção ao Novembro Azul: o movimento global de conscientização em prol da saúde masculina. Atualmente, 21 países preparam campanhas sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de lembrar aos homens que cuidar da saúde é fundamental.


O Novembro Azul surgiu em 2003 em Melbourne, na Austrália, a partir da iniciativa conjunta de Travis Garone e Luke Slattery. Inspirados pela campanha da mãe de um colega, que levantava fundos para o combate ao câncer de mama, Travis e Luke tiveram a ideia de associar o bigode à conscientização sobre a saúde masculina.



Garone e Slattery escolheram o mês de novembro para deixarem o bigode crescer, pois no dia 17, se comemorava o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. Naquele ano, cerca de 30 amigos aceitaram participar da campanha. Já no ano seguinte, surgiu a Movember Foundation – e o nome ocorreu da junção entre as palavras moustache que significa “bigode” e November que traduzindo denota “novembro”.


A Movember Foudation é uma organização sem fins lucrativos, que visa a arrecadação de fundos para o combate ao câncer de próstata. A ONG também criou na época uma plataforma online em que, além de receber as doações, os homens podiam compartilhar fotos da evolução de seus bigodes durante o mês.


A campanha atraiu cada vez mais participantes com o passar dos anos, e atingiu mais de 20 países. A iniciativa ficou conhecida também como No-Shave November, que em tradução livre seria algo como “novembro sem barbear”.



No Brasil o “Movember” chegou em 2008, trazido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia. Pensando na quebra dos tabus sobre o toque retal, a primeira campanha teve como lema "Um Toque, Um Drible”, de modo a criar consciência sobre o câncer de próstata, derrubar o preconceito e incentivar os homens se consultar.


Hoje, o Novembro Azul no Brasil é marcado por diversas ações de divulgação sobre o câncer de próstata, como palestras sobre medidas de prevenção e campanhas para a realização do exame físico (toque) e do PSA (exame de sangue que detecta alterações do antígeno prostático específico, que podem ser indicativas dessa neoplasia).



Exames de rotina:


Os exames periódicos são essenciais para manter um cronograma de prevenção de doenças. Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, destacam-se os seguintes testes e exames que precisam ser realizados com frequência:


  • Verificação da pressão arterial

  • Hemograma completo e testes de urina

  • Teste de glicemia, para prevenção de diabetes

  • Atualização da carteira vacinal

  • Verificação do perímetro abdominal e teste de IMC


- Saiba mais sobre a saúde do Homem:


- Saiba mais sobre o câncer de próstata:



*Conteúdo patrocinado pela neoCompany.




bottom of page