Saiba como surgiu o mês comemorativo, e quais ações são realizadas para combater o câncer de próstata
Com a chegada do mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos das cidades são decorados para chamar a atenção ao Novembro Azul: o movimento global de conscientização em prol da saúde masculina. Atualmente, 21 países preparam campanhas sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de lembrar aos homens que cuidar da saúde é fundamental.
O Novembro Azul surgiu em 2003 em Melbourne, na Austrália, a partir da iniciativa conjunta de Travis Garone e Luke Slattery. Inspirados pela campanha da mãe de um colega, que levantava fundos para o combate ao câncer de mama, Travis e Luke tiveram a ideia de associar o bigode à conscientização sobre a saúde masculina.
Garone e Slattery escolheram o mês de novembro para deixarem o bigode crescer, pois no dia 17, se comemorava o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. Naquele ano, cerca de 30 amigos aceitaram participar da campanha. Já no ano seguinte, surgiu a Movember Foundation – e o nome ocorreu da junção entre as palavras moustache que significa “bigode” e November que traduzindo denota “novembro”.
A Movember Foudation é uma organização sem fins lucrativos, que visa a arrecadação de fundos para o combate ao câncer de próstata. A ONG também criou na época uma plataforma online em que, além de receber as doações, os homens podiam compartilhar fotos da evolução de seus bigodes durante o mês.
A campanha atraiu cada vez mais participantes com o passar dos anos, e atingiu mais de 20 países. A iniciativa ficou conhecida também como No-Shave November, que em tradução livre seria algo como “novembro sem barbear”.
No Brasil o “Movember” chegou em 2008, trazido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia. Pensando na quebra dos tabus sobre o toque retal, a primeira campanha teve como lema "Um Toque, Um Drible”, de modo a criar consciência sobre o câncer de próstata, derrubar o preconceito e incentivar os homens se consultar.
Hoje, o Novembro Azul no Brasil é marcado por diversas ações de divulgação sobre o câncer de próstata, como palestras sobre medidas de prevenção e campanhas para a realização do exame físico (toque) e do PSA (exame de sangue que detecta alterações do antígeno prostático específico, que podem ser indicativas dessa neoplasia).
Exames de rotina:
Os exames periódicos são essenciais para manter um cronograma de prevenção de doenças. Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, destacam-se os seguintes testes e exames que precisam ser realizados com frequência:
Verificação da pressão arterial
Hemograma completo e testes de urina
Teste de glicemia, para prevenção de diabetes
Atualização da carteira vacinal
Verificação do perímetro abdominal e teste de IMC
- Saiba mais sobre a saúde do Homem:
- Saiba mais sobre o câncer de próstata:
*Conteúdo patrocinado pela neoCompany.
Comments