top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

  • Foto do escritorRedação neonews

neoPod | Segundo episódio marca estreia de novo programa dentro do podcast

Atualizado: 5 de mai. de 2022

Episódio fala sobre distopias, e aborda literatura e cinema sobre o tema




Nessa segunda (31) rolou o lançamento do segundo episódio do podcast neoPod, produzido pela neoCompany, que faz parte das produções neoriginals. No seguinte episódio também rolou a estreia de um dos programas que vão compor o feed do podcast, apresentado pelo Thiago Martins e pelo Caio Zancan.

O programa promete trazer assuntos complexos, numa mistura com literatura e cinema, e gerar debates e reflexões interessantes. Os episódios serão lançados todas as segundas-feiras, de forma quinzenal.



Confira a sinopse do episódio dessa segunda:


“Imagine um mundo perfeito. Todos são felizes, não há conflitos. A harmonia reina e ninguém tem fome. Não há guerras e todos convivem com suas diferenças. Não falta nada a ninguém. A perfeição foi atingida!

Todos devem ser saudáveis, logo estão proibidas fast foods, cigarros, bebidas alcóolicas e drogas. Quem consome estas porcarias está agredindo ao próprio corpo. Considerando que cada corpo é um membro da sociedade, quem agride o próprio corpo agride a sociedade. Logo, quem consome essas substâncias é inimigo da sociedade. Para que a sociedade seja perfeita, tal membro deve ser eliminado!

Não deve existir guerra. Guerra gera morte e tristeza. No fim das contas, o que pode gerar guerra? Guerra nasce do conflito de interesses, logo todo conflito deve ser extirpado. Desta forma todo interesse contrário ao da sociedade deve ser extirpado. Devemos suprimir ideias consideradas subversivas, pois isso põe em risco a sociedade. Desta forma, aceitaremos somente um tipo de ideia.

Todos devem ser felizes. Como eliminar a tristeza? Quem estiver triste deve ser eliminado, afinal só sobrariam os felizes.

Neste episódio abordamos o conceito de Distopia. A Distopia pode ser considerada uma Utopia aos avessos, ou seja, a plenitude e felicidade de uma sociedade em harmonia dão lugar a supressões das liberdades e do pensamento e situações de extrema opressão para a população.

Discutiremos o assunto abordando três das maiores obras distópicas da literatura mundial: 1984, Admirável mundo Novo e Farenheit 451. Cada obra possuí suas características próprias, mas todas elas apresentam algo em comum: a busca por um bem maior, por uma sociedade em perfeita harmonia resulta no extremo oposto, opressão e fim de liberdades.”



Acesse aqui e acesse a página oficial do podcast e saiba onde ouvir o episódio.

bottom of page