top of page
  • Instagram
  • X
  • LinkedIn

Microsoft cancela remake de Perfect Dark e fecha estúdio promissor antes mesmo do primeiro lançamento

  • Foto do escritor: Redação neonews
    Redação neonews
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

The Initiative, criada para desenvolver grandes títulos exclusivos como Perfect Dark, é encerrada em meio a nova onda de demissões da empresa


Jogo - Perfect Dark
Jogo - Perfect Dark

(Foto: Divulgação)


A Microsoft acaba de tomar uma decisão que abalou a comunidade gamer: o aguardado remake de Perfect Dark foi oficialmente cancelado. Além disso, a responsável pelo projeto, o estúdio The Initiative, teve suas atividades encerradas sem nunca ter lançado sequer um único jogo. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (2) pelo portal Windows Central, que também teve acesso a um e-mail interno enviado por Phil Spencer, chefe da divisão de jogos da Microsoft.


A decisão acontece em meio a uma nova rodada de demissões em massa promovida pela gigante do setor. Perfect Dark havia sido destaque no Xbox Games Showcase de 2024 e gerado grande expectativa entre os fãs do título original de 2000, lançado para Nintendo 64. Entretanto, o game já chamava atenção pela ausência no evento de 2025 — sinal que agora se confirma como um prenúncio de seu cancelamento.


O estúdio The Initiative foi criado com grande alarde como um “super time” de talentos da indústria, reunindo ex-desenvolvedores da Rockstar, Crystal Dynamics, Naughty Dog e outras gigantes. O remake de Perfect Dark era seu primeiro e único projeto anunciado oficialmente, e deveria representar uma nova era de franquias originais e de peso para o Xbox.


Jogo - Perfect Dark
Jogo - Perfect Dark

(Foto: Divulgação)


Através do comunicado interno, Phil Spencer explicou que os cortes fazem parte de uma reestruturação ampla dentro da divisão de games da empresa. Segundo ele, a Microsoft está tentando “encerrar ou diminuir o trabalho em algumas áreas do negócio e seguir o exemplo da Microsoft ao remover camadas de gerenciamento, aumentando agilidade e eficiência”.


Apesar da justificativa voltada para produtividade e otimização, o cancelamento do jogo e o fechamento do estúdio refletem um cenário preocupante. A Microsoft, que já havia adquirido vários estúdios nos últimos anos — incluindo a Activision Blizzard — agora se vê pressionada a entregar resultados mais consistentes em seu portfólio de jogos exclusivos.


A notícia foi recebida com frustração por fãs de longa data da franquia, criada pela Rare, e também por aqueles que acreditavam no potencial da The Initiative para renovar o ecossistema Xbox. A expectativa agora recai sobre como a empresa irá reorganizar sua estratégia para os próximos anos — e se novas iniciativas, mais enxutas e sustentáveis, conseguirão entregar a inovação que os jogadores esperam.



neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

  • Instagram
  • X
  • LinkedIn
bottom of page